Botucatu

HCFMB coordena estudo científico que será publicado no The Lancet

Publicado

em

Um projeto de pesquisa coordenado pelo médico oncologista e Chefe do Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), Gustavo Viani, foi aceito para publicação no The Lancet, revista científica sobre medicina com alto fator de impacto.

O trabalho denominado “Global Linac Requirements and Personalized Country Recommendation: a Cross Sectional Population Study” (Requisitos globais do Linac e Recomendação Personalizada do País: Um Estudo Populacional Transversal) teve o objetivo de abordar a escassez global de aceleradores lineares (LINACs) necessários para radioterapia no tratamento do câncer.

Trata-se uma cooperação internacional que visou avaliar, por meio do Índice de Escassez de LINAC (LSI), as necessidades globais de radioterapia, fornecendo recomendações personalizadas para países com base em disparidades regionais e níveis de renda.

De acordo com Viani, “a ideia de se desenvolver a pesquisa nasceu da necessidade de lidar com desigualdades significativas no acesso à radioterapia globalmente”.

Estudos anteriores identificaram lacunas críticas em países de baixa e média renda, motivando pesquisadores a desenvolver uma métrica prática (o LSI) para priorizar investimentos em infraestrutura de radioterapia e melhorar o planejamento estratégico de recursos globais.

Conclusões

O trabalho, que ainda não tem data definida para publicação, trouxe alguns dados significativos:

• Há uma disparidade marcante na distribuição de LINACs entre países de diferentes níveis de renda.

• Até 2040, 25.120 LINACs serão necessários globalmente, com 13.227 sendo novos.

• Países de baixa renda enfrentam os maiores déficits, com 36 países sem nenhum LINAC atualmente.

• Investimentos de cerca de 96 bilhões de dólares serão necessários para atender às demandas até 2040, principalmente em países de baixa e média renda.

• Ferramentas como o LSI e o sistema de classificação de escassez de LINACs são eficazes para monitorar, priorizar e planejar investimentos na expansão da radioterapia global.

Autores

Os autores incluem uma equipe internacional liderada por Fabio Ynoe Moraes e coordenada por Gustavo Viani. São eles: André Guimarães, Vanessa Freitas Bratti, Edward Christopher Dee, Juliana Fernandes Pavoni, Laura M. Carson, Cecília Félix Penido Mendes de Sousa, Richard Sullivan, Wilma M. Hopman, Christopher M. Booth, Ajay Aggarwal, Ahmedin Jemal, Timothy P. Hanna e Wilson E. Brooke.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile