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Botucatu

HCFMB lança manual de orientações para pacientes submetidos a cirurgias cardíacas

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Conteúdo orienta sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica

Recuperar-se bem após um procedimento cirúrgico é fundamental para a retomada da qualidade de vida de todo paciente, ainda mais quando se trata de uma intervenção em um dos órgãos mais importantes do corpo humano, que é o coração. O que pode ser feito e o que deve ser evitado após uma cirurgia cardíaca? Quais são os cuidados que devem ser realizados quando o paciente volta para a casa?

Para esclarecer estas e outras dúvidas frequentes, no final de 2022, o Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) lançou, em parceria com o Serviço de Reabilitação e a Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso, um Manual específico para orientar a reabilitação dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca no Hospital.

Lançado em formato digital (e-book), o Manual foi elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, com orientações sobre os cuidados que devem ser realizados durante o período de recuperação pós-cirúrgica. Além disso, informações sobre o funcionamento do coração e as principais cirurgias cardiovasculares também fazem parte do conteúdo.

O Manual foi escrito pelo Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do HCFMB, Dr. Marcello Laneza Felicio, pela fisioterapeuta supervisora do Serviço de Reabilitação, Dr.ª Letícia Cláudia de Oliveira Antunes, pela fisioterapeuta Gabriela Vieira de Paula e pela residente Ingrid de Oliveira. Participaram, como colaboradores, os médicos do Serviço de Cirurgia Cardiovascular Dr. André Monti Garzesi, Dr. Flávio de Souza Brito e Dr. Leonardo Rufino Garcia, além das docentes Dr.ª Cassiane de Santana Lemos e Dr.ª Claudia Maria Silva Cyrino, do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp). A diagramação e editoração ficaram a cargo de Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB.

Gabriela conta que a ideia surgiu a partir do início dos trabalhos da UTI Cardiológica no Hospital, em julho do ano passado, para melhorar o planejamento da educação do paciente no processo de alta hospitalar. “Com o passar do tempo, percebemos que, ao saírem do Hospital, os pacientes entravam em contato com a equipe para esclarecer várias dúvidas sobre o pós-operatório e, a partir disso, elaboramos o e-book”.

As páginas do Manual explicam, de uma forma simples, a cirurgia realizada, as dúvidas freqüentes e os principais sinais de alerta de quando procurar imediatamente um atendimento médico. “Quando iniciei meu ciclo da residência na UTI cardiológica, percebi esta necessidade de realizar orientações completas, com relação à recuperação após a alta hospitalar. Este e-book contém todas as orientações necessárias, com intuito de promover uma melhora da qualidade de vida”, aponta Ingrid.

Dr.ª Letícia afirma que, além do Manual, as orientações pós-cirúrgicas são dadas pessoalmente pela equipe no horário da visita, não somente ao paciente, mas também ao acompanhante. “Diversos pacientes vieram até nós elogiando a iniciativa, pois facilita a consulta das informações e favorece o autocuidado, aumentando a adesão ao tratamento e prevenindo possíveis complicações”.

Já Dr. Marcello comenta que, após uma cirurgia cardíaca o paciente passa por várias etapas de recuperação e, para o sucesso do tratamento, todas as fases de recuperação são importantes e devem ser respeitadas. “A reabilitação inicia na UTI, depois na Enfermaria e dá continuidade após a alta hospitalar do paciente. A veiculação do Manual de Orientação está interligada ao desenvolvimento de um serviço de reabilitação do Programa Transplante Cardíaco do HCFMB, confere segurança ao paciente e otimiza o retorno de suas atividades”.

O e-book “Cirurgia Cardíaca – Manual de orientações aos pacientes” está disponível gratuitamente para consulta dentro do site do HCFMB ou neste link!

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Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

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A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

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Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

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Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

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Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

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O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

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