Botucatu

IBB realiza “Escola de Inverno”

Published

on

O objetivo principal foi aproximar os estudantes do ensino médio da universidade.

De 23 a 25 de julho, os programas de pós-graduação (PPG) em Biologia Geral e Aplicada e Biometria, do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, câmpus de Botucatu, realizaram os projetos Escola de Inverno – “Estação do Saber” e “SignalSpark – Exploração em Arduino, Dados e Programação”. As iniciativas foram contempladas pelo edital da Pró-reitoria de Pós-graduação e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unesp.

Os cursos tiveram como objetivo principal aproximar os estudantes do ensino médio da universidade. “Esse é um dos nossos papéis, mostrar para a sociedade a importância do que desenvolvemos dentro da universidade. Tentamos apresentar, inclusive, a importância da pesquisa científica na vida das pessoas”, explicou a docente e Doutora do Departamento de Biologia Geral e Aplicada (BGA), Maeli Dal Pai.

Além disso, a Escola de Inverno teve como foco mostrar para os alunos que é possível, através da educação, igualar oportunidades entre as pessoas.

“Todo o conteúdo apresentado mostrou que é possível quebrar barreiras sociais e desconstruir estereótipos, entre eles, de que a universidade pública é algo inacessível”, relatou Ariane Rozza, docente do PPG em Biologia Geral e Aplicada.

Ao todo, foram três dias de aulas teóricas e práticas, oferecidas de maneira lúdica, mesclando as áreas de biológicas e exatas, onde os alunos visitaram os laboratórios e salas de aula do IBB.

“Ao conhecer os laboratórios e as atividades de pesquisa realizadas no IBB, conseguimos despertar nos alunos o interesse pelo método científico e pelo ingresso na universidade. Vários estudantes de graduação e pós-graduação do IBB realizaram atividades parecidas enquanto estavam no ensino médio e comentaram a importância desses momentos”, afirmou o docente Luís Justulin, coordenador do curso “Estação do Saber”.

Para Richard Rafael da Silva, aluno do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual José Pedretti Neto, todo o aprendizado adquirido vale muito a pena. “Achei tudo interessante, consegui descobrir mais sobre o IBB e a Unesp, uma universidade que eu já queria entrar antes de vir fazer o curso. Pretendo estudar Biologia e além das aulas, através das conversas com os monitores, eu adquiri muito conhecimento”, comentou.

A Escola de Inverno mostrou que ações como essas são essenciais para garantir que a educação superior cumpra seu papel como um meio de avanço social e desenvolvimento para todos.

“Foi muito gratificante. Ambos os projetos ofereceram uma visão prática do ensino superior, além de desempenhar um papel crucial em inspirar, motivar e capacitar os jovens a perseguirem seus objetivos educacionais e profissionais com confiança e determinação”, finalizou Joel Mesa Hormaza, docente associado ao IBB e coordenador do curso “SignalSpark”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile