Botucatu

IBB realiza Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da graduação

Published

on

O evento é voltado para pós-graduandos e docentes da Unesp e conta com a presença de professora de Portugal

Nos dias 07 e 08 de novembro, no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – câmpus de Botucatu, acontece o Workshop – Aplicações de Práticas Didáticas Ativas no Ensino da Graduação. O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomoleculares e Farmacológicas, Interunidades IBB/IBILCE, e visa apresentar metodologias de ensino e aprendizagem ativas, tomando como base o programa de formação docente da Universidade de Aveiro, Portugal.

Ministrado pela convidada e professora Margarida Fardilha, da Universidade de Aveiro, Portugal, o Workshop visa mostrar para os docentes e discentes de pós-graduação e pós-doutorandos da Unesp, a importância em colocar os estudantes da graduação no centro de aprendizagem. Para isso, Margarida irá explicar sobre o team based learning, problem-based learning e case-based learning, metodologia onde os participantes exercitam as habilidades de comunicação e argumentação, progredindo em direção à uma maior autonomia e maturidade de aprendizado. Além disso, o Workshop visa desenvolver, implementar e avaliar um projeto de transformação para uma disciplina.

Para a docente Margarida Fardilha, essa será uma oportunidade especial para a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

“Acho muito interessante poder transmitir a minha experiência para outros países e universidades na área da pedagogia. Espero, cada vez mais, encontrar pessoas para compartilhar conhecimentos,” explicou.

Além disso, de acordo com Erick J. R. Silva, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia do IBB e organizador do Workshop, é muito gratificante ver a integração da Unesp com outras universidades, por meio de eventos voltados para a formação docente.

“Acreditamos que será uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes, afinal, este também é um caminho para motivar a formação de futuros docentes”, explicou.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile