Conecte-se Conosco

Botucatu

Ielo contesta retomada de contrato do transporte coletivo

Publicado

em

O ex-prefeito Mário Ielo (PDT) usou as redes sociais para manifestar o descontentamento com a retomada do contrato de concessão do transporte público entre Prefeitura e as empresas Stadtbus e Reta Rápido (antiga São Dimas), protocolado na sexta-feira (1) e noticiado em primeira-mão pelo Cidade Botucatu.

Marcado em uma postagem do advogado Luiz Gustavo Branco, da Ong Botucatu Transparente, onde questiona-se a determinação da nova tarifa “Decidiram, ainda, em fixar a tarifa até 3,60, usando o fundo de outorga para subsidiá-la, bem como, foi outorgado às empresas quitação sobre todos as falhas na execução dos serviços até então, como se nada tivesse ocorrido”, diz a postagem.

De acordo com o Ielo, “Não existe está possibilidade de acordo, o prefeito já decretou seu fim, por fortes motivos já relatados por ele mesmo, e por toda a população, agora perdoa o imperdoável perante a Lei. A lei tem que ser cumprida, o Ministério Público não será cúmplice desta “farsa”.

Não podem devolver o dinheiro que as próprias empresas pagaram durante estes 6 anos. Como assim? Pagaram suas obrigações, e agora terão de volta? Não prestaram o serviço com qualidade nestes 6 anos, embora cobraram dos passageiros. E, em um “passe de mágica”, poderão continuar com os serviços e seus lucros? Se estas empresas, já consideradas sem competência para prestar o serviço, é obvio quê, outras novas na cidade, com a documentação em dia, podem também colocar novos ônibus e melhores serviços também. Em tempo: Lembrando que só falta 4 anos para o termino do contrato”, prossegue.

“A que considerar que os ônibus novos são financiados, e os custos das parcelas financiadas são pagas pelos usuários na tarifa, pois seus valores estão na planilha de calculo para determinar o valor da passagem. Portanto, qualquer empresa com credibilidade e os documentos em dia, podem financiar os novos ônibus. As empresas atuais, lucrar muito acima do projetado, não investindo na manutenção e qualidade do serviço, por 6 anos. Não pagaram os impostos e as multas nas datas devidas, e agora prometem fazer aquilo que não fizeram, já confessado por elas mesmo em audiência publica” contesta.

Interpelado pelo editor do Cidade Botucatu, o ex-prefeito ressalta. “Não Conte, o MP não tem poder para determinar a retomada do contrato, que já foi encerrado pelo prefeito, e está sendo contestado no poder judiciário. A Liminar é um instrumento temporário, que pode ser cassada judicialmente se o prefeito quiser”.

“Botucatu não pode ser refém de empresas que não prestaram os serviços corretos no município, não cumprindo o contrato. Tiveram seus lucros aumentados por NÃO INVESTIR NA MANUTENÇÃO e agora serão perdoados pelo Prefeito, e pior, serão subsidiados pelo botucatuenses. Por que o prefeito está arriscando sua administração, pondo em risco os passageiros, funcionários e a qualidade do serviço, beneficiando estas empresas que ele mesmo considerou incapaz de executar o serviço?, questiona.

E finaliza, “No Rio de Janeiro, os empresários de transporte (corruptores) e os políticos (corruptos) que receberam propina do sistema de transporte estão presos”.

O Prefeito Mário Pardini foi procurado pelo Cidade Botucatu e até o momento não retornou nosso contato.

Em breve mais informações.

Entenda o Caso

Matéria publicada em 21 de dezembro de 2016, por Flávio Fogueiral, em Notícias Botucatu.

Prefeito anuncia rescisão de contrato com Stadtbus e São Dimas

O contrato entre a Prefeitura de Botucatu e as empresas de ônibus foi rescindido no dia 21 de 2016, pelo ex-prefeito João Cury.

“O que estamos fazendo aqui hoje, temos o respaldo pela opinião popular. A população saberá entender e enfrentar essa dificuldade”. Dessa forma, o prefeito João Cury Neto (PSDB) anunciou, em entrevista coletiva às 17h30 desta quarta-feira, 21, a decisão de rescindir o contrato de concessão do transporte público com as empresas Stadtbus e Viação São Dimas.

Estiveram presentes, além do prefeito João Cury, o atual secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis, o secretário de Comunicação e futuro titular da secretaria de Governo, Carlos Pessoa; e o secretário de Obras e futuro vice-prefeito, André Peres. O prefeito eleito Mário Pardini não compareceu à entrevista coletiva. No entanto, Pardini e Cury reuniram-se no domingo, 18, onde foi discutida a crise no transporte. Todo o desdobramento da decisão anunciada hoje recairá para a gestão Pardini.

Durante o anúncio, Cury frisou que as falhas técnicas e a prestação de serviço aquém do esperado foram cruciais para a rescisão. Nos próximos 30 dias as empresas receberão a notificação da decisão e poderão apresentar suas defesas. Mesmo assim, o prefeito foi enfático em defender a rescisão. “Qual motivo? Esperar alguém morrer para tomar alguma atitude?”, disse durante questionamento de jornalistas locais.

Cury foi enfático ao afirmar que o Poder Público manteve contato frequente com representantes das empresas para que os serviços fossem melhorados. Sem sucesso e com as constantes reclamações públicas, o prefeito decidiu pelo rompimento do contrato.

Por contrato, a Stadtbus e a Reta Transportes deverão continuar operando os serviços até que uma nova empresa seja contratada em caráter emergencial.Questionado sobre os desdobramentos que a decisão poderá proporcionar, o chefe do Executivo garantiu que serão adotadas todas as medidas para minimizar eventuais prejuízos à população.

A Stadtbus operava em Botucatu desde 2011 e a São Dimas, desde 2013 quando a Empresa Auto Ônibus Botucatu deixou os trabalhos. Ainda na coletiva, Cury informou que as duas empresas estarão inabilitadas do novo processo licitatório.

 A rescisão é o resultado do agravamento da crise do transporte coletivo no município desde as mudanças nas regras de concessão, em 2011. Nos últimos meses, casos frequentes de irregularidades foram verificadas nas frotas das duas empresas, com a quebra frequente de veículos- em alguns casos colocando em risco os usuários do sistema-, além do não pagamento de compromissos trabalhistas, como o da São Dimas que atrasou o pagamento do 13º salário.

Pelos acidentes, a Stadtbus havia sido multada em mais de R$ 8 mil, decisão que provocou crise no Conselho de Usuários do Transporte Coletivo, após o órgão recusar a aplicação da penalidade.

Com isso, todos os membros desligaram-se de seus cargos no conselho.

Mesmo assim os problemas com o transporte coletivo permaneceram. Nesta quarta-feira, uma roda de um coletivo da Stadtbus apresentou falhas técnicas enquanto trafegava pela Avenida Dom Lúcio. “Tinha passado por vistoria antes de sair da garagem”, ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis, durante a coletiva.

Com a crise e a rescisão contratual, toda a discussão sobre o valor da tarifa está paralisada. Geralmente a decisão do preço na passagem do transporte é decidida em novembro, com sua aplicação geralmente na primeira semana de janeiro. Atualmente a passagem custa R$ 3,35.

 

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Orquestra Filarmônica do IBB/Unesp faz concerto com temas da Disney

Publicado

em

Evento gratuito no Teatro Municipal de Botucatu reúne orquestra, coral e solistas em uma noite repleta de magia e nostalgia

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB) inicia sua Temporada 2025 com um espetáculo imperdível: “Temas de Filmes da Disney”, no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Botucatu. A entrada é gratuita, e o público está convidado a mergulhar em um repertório repleto de clássicos que marcaram gerações.

Sob a regência da maestra Renata Ortiz de Villate, a OFIBB se une ao Coral Canto e Encanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e às talentosas solistas Andréa Simoncini e Sofia Ortiz de Villate para apresentar um concerto que promete emocionar crianças e adultos.

Programação repleta de nostalgia

O repertório inclui sucessos como:

 

  • “Ciclo sem fim” (O Rei Leão), com o coral Canto e Encanto e a solista Andréa Simoncini
  • “A Whole New World” (Aladdin)
  • “You’ve Got a Friend in Me” (Toy Story)
  • “Tema principal” (A Bela e a Fera)
  • “Here in the Sea” (A Pequena Sereia)
  • Seleção especial de Frozen
  • Tema de Piratas do Caribe (instrumental)
  • “How Far I’ll Go” e “You’re Welcome” (Moana), com a solista Sofia Ortiz de Villate

 

SOBRE AS SOLISTAS

 

Andréa Simoncini

Natural de Barra Bonita (SP), Andréa Simoncini descobriu seu talento musical ainda na infância. Aos 7 anos fez sua primeira apresentação em um bloco carnavalesco, e aos 14 já integrava escolas de samba completas. Filha de músico, acompanhou seu pai em apresentações até os 17 anos, quando se mudou para o sul da Bahia. Na região, desenvolveu sua versatilidade musical, atuando em trios elétricos (axé), bares (MPB) e festas juninas (forró).

De volta a São Paulo em 2008, participou do projeto “Os Cordados” (releituras com violoncelo), integrou banda de baile e foi intérprete da escola de samba campeã do Carnaval de Botucatu. Em 2010, fundou o grupo “No Pé da Crioula”, dedicado ao samba autoral. Desde 2012, lidera o projeto “Samba da Loora”, que valoriza a representatividade feminina no samba, ganhando o carinhoso apelido de “Loora do Samba” por seu público.

Sofia Ortiz de Villate

Nascida em Campos do Jordão, iniciou sua formação musical na primeira infância com aulas de musicalização infantil em Campinas. Rapidamente evoluiu para o piano, tendo como professoras Andreia Tozzi, Telma Habermann e Oswalda Pacheco. Filha dos maestros Fernando e Renata Ortiz de Villate, cresceu em ambiente musical privilegiado.

Como pianista, apresentou-se em diversos recitais em Campinas e Campos do Jordão. Atualmente radicada em Botucatu, continua seus estudos de piano e canto, este último sob orientação da professora Rebecca Brisola. Sua trajetória reflete uma formação eclética, transitando entre a música erudita e popular com igual maestria.

Ação solidária

Durante o evento, a OFIBB promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a OFIBB

Criada como um projeto pedagógico e cultural, a Orquestra Filarmônica de Botucatu oferece concertos gratuitos e fomenta a formação musical na região. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura e está aberta a parcerias via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:


OFIBB – Temporada 2025: Temas de Filmes da Disney


📅 Data: 24 de abril de 2025
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Teatro Municipal de Botucatu
Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu/SP

🎟️ Entrada gratuita

Uma noite para reviver a magia do cinema através da música. Não perca!

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Botucatu

Corrida Botucatu 170 Anos Luz será realizada neste domingo, 13

Publicado

em

Saiba detalhes sobre o evento, informações do trânsito no local e como doar na ação solidária para arrecadação de produtos de higiene

Neste domingo, 13 de abril, será realizada a tradicional corrida Botucatu Luz como parte das comemorações aos 170 anos da nossa cidade. Com mais de 1.000 participantes inscritos, a edição de 2025 da corrida terá largada e chegada na Avenida Dom Lúcio, em frente a Pinacoteca Fórum das Artes.

A concentração dos atletas começa a partir das 7h50, quando começa o aquecimento. Em seguida, será dada a largada em cada uma das três modalidades:
. 07h55: Largada da Corrida de Cadeirantes

. 08h00: Largada da Corrida Geral

. 08h05: Largada Caminhantes

O cerimonial de premiação e encerramento da Botucatu 170 Anos Luz será às 9h30.

Percurso e interdição das ruas

A prova terá o percurso para corrida e caminhada de 5,1 km e os atletas passarão pelo largo da Catedral, Prefeitura, até o cruzamento com a Rua Silva Jardim. Em seguida, retornarão pela Avenida Santana até o Cemitério Portal das Cruzes contornando-o e retornando para a Avenida Dom Lúcio, até o seu encerramento e dispersão na Pinacoteca.

Durante a realização da corrida, o trecho do percurso e as vias de acesso estarão interditados para o trânsito de veículos. A SEMUTRAN orienta aos motociclistas e motoristas que evitem circular por esta região da Cidade no horário da prova. A previsão é que o trânsito comece a ser liberado em etapas após 1 hora da largada da prova.

Ação solidária de arrecadação

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em parceria com a Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, arrecadará produtos de higiene pessoal durante a concentração e largada da Botucatu 170 Anos Botucatu Luz.

A arrecadação será feita das 7 às 10 horas, também em frente à Pinacoteca, lado da Avenida Dom Lúcio. Poderão ser doados produtos como sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, aparelho de barbear, desodorante, absorventes, hidratante corporal, entre outros. Os produtos arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas entidades sociais, comunidades registradas no Fundo Social.

“Contamos com a colaboração dos atletas e população em geral. Toda ajuda será bem-vinda. Já tivemos um lindo resultado com a secretaria de Cultura, em nome da secretária Cris Cury, no Concerto da Orquestra Sinfônica de Botucatu no último dia 7, no Teatro Municipal. A população deu um show de solidariedade. Arrecadamos 327 litros de leite. Essa integração com as secretarias vem fortalecendo a solidariedade no nosso município e estamos felizes com o resultado”, afirma a presidente do Fundo Social de Botucatu e primeira-dama do município, Marcella Leite.

As doações também poderão ser levadas nos dias de entrega dos kits de participação dos corredores no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Rua Maria Joana Felix Diniz, 1585 – Vila Auxiliadora. Anotem os dias e horários:

. Quinta-feira, 10 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sexta-feira, 11 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sábado, 12 de abril: das 09 às 12 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1524.

A Corrida Botucatu 170 Anos Luz é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e conta com a organização da Associação dos Corredores de Botucatu (ACOB) e cronometragem das provas feita pela Runner Brasil.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5