Região

Instituto Jatobás divulga programação gratuita com espetáculo Grão: Circo da Terra

Publicado

em

Em abril, além da apresentação da companhia Beira Serra, o espaço também promove Sarau e o tradicional Baile de Tuia.

Já na Biblioteca, atividades de valorização da cultura dos povos originários, com arte, histórias e bate-papo fazem parte da programação

 Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade, administrado pelo Instituto Jatobás, apresenta em abril uma programação diversificada, seguindo seu propósito de valorização da cultura local. Um dos destaques do mês é o espetáculo Grão: O Circo da Terra, produzido pela Companhia de Botucatu, Beira Serra, que acontecerá dia 20, das 16h às 17h.   A apresentação une a arte circense à vida agrícola, ao contar a história de Januário e Agostino, dois habilidosos homens do campo que vendem sua força de trabalho demonstrando toda as destrezas e durezas do ofício: carpir, preparar o solo, plantar, regar e colher a fruta do pé. Tudo isso misturado a poesia e diversão, com acrobacias, malabarismos e truques circenses.

O Max é um importante espaço comunitário e cultural da Cuesta Paulista, região turística do interior de São Paulo. Com atividades de arte, bem-estar e educacionais, que reforçam a missão de destacar a identidade cultural e o incentivo ao desenvolvimento da região. “Toda a programação é pensada para proporcionar formação, cultura, aprendizado e bem-estar, fortalecendo a conexão com os moradores locais e celebrando toda a arte e os costumes tradicionais que a Cuesta oferece”, afirma Patrícia Ceschi, gestora do Centro Max Feffer. “Temos muito orgulho em ver como o Max contribui para a cidadania ativa e a convivência social que as atividades gratuitas podem proporcionar”, completa.

Os alunos de teatro do Max Feffer se apresentarão no Sarau de Outono em uma leitura de poemas. A atividade, aberta para pessoas de todas as idades, enaltece a chegada da nova estação e acontece no dia 4 de abril, a partir das 19h.

Já no dia 27 de abril acontecerá o primeiro Baile de Tuia de 2024. Com mais de 20 edições, o evento resgata tradições por meio da curadoria e valorização dos produtores locais, fornecendo todas as informações históricas para recriar a festa de forma fiel. A retomada do Baile de Tuia iniciou em 2011 no Centro Max Feffer. O festejo, que terá apresentações das duplas Jéssica e Juliana Aline e Gilliard, conta com a curadoria da Casa dos Caipiras e homenageia as raízes culturais da região através da música, da dança e da culinária.

 

O centro também oferece aulas e oficinas gratuitas permanentes. As turmas de iniciação artística e outros cursos regulares já estão com inscrições abertas e podem ser realizadas através do formulário, mais informações estão disponíveis nas redes sociais do Centro Max Feffer (@centromaxfeffer).

 

Biblioteca Viva

 

Neste mês, a Biblioteca Pública de Pardinho, localizada no Centro Max Feffer, oferecerá atividades focadas na cultura indígena, em comemoração ao Dia dos Povos Originários. Durante todo o mês, acontece a Mostra de Livros e Varal “Herança dos Povos Originários”, com mais de 30 livros que abordam a rica herança cultural, incluindo saberes, mitos, lendas e medicina ameríndia.

 

Em 19 de abril, dia oficial da celebração da data, Gabriela Hess fará a narração dos mitos “O Sol e a Lua” e “Tainá Can, estrela d’alva”, levando o público ouvinte a uma viagem pelas histórias dos povos indígenas. O evento se destina a todos os públicos e começa às 08h30. Seguindo nessa temática, no dia 26, das 16h às 17h, em sua reunião mensal, o Clube de Leitura irá discutir o livro “Ideias para adiar o fim do mundo”, de Ailton Krenak, líder indígena, ambientalista e escritor brasileiro em um bate-papo sobre sustentabilidade, cultura e vida.

 

Dentro das atividades fixas da Biblioteca, o Programa de Contação de Histórias e Mediação de Leitura, destinado às escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, tem sessões em todas as quintas-feiras, às 8h30 e às 13h30. E no dia 20 de abril, das 14h às 17h, o público pediu a volta dos Jogos Modernos de Tabuleiro, evento que foi um sucesso no mês passado e é disponibilizado pela Capivara Jogos, primeira locadora online de jogos de tabuleiro de Botucatu. Os participantes terão acesso a clássicos como Dixit, Uno e War.

 

Confira a programação completa do Centro Max Feffer (todas as atividades são gratuitas):
Arte – Sarau de Outono

04 de Abril | Quinta-feira | das 19h00 às 20h00

Circo – Grão: Circo da Terra com CIA Beira Serra

20 de Abril | Sábado | das 16h00 às 17h00

 

Cultura Raiz – Baile de Tuia

27 de Abril | Sábado | das 19h00 às 22h00

 

Arte – Iniciação Artística e Cursos Regulares

Inscrições abertas Informações nas redes sociais: @centromaxfeffer

 

Biblioteca Pública de Pardinho

Narração de Histórias com Gabriela Hess

19 de Abril | Sexta-feira | às 8h30
Jogos Modernos de Tabuleiro na Biblioteca com Capivara Jogos

20 de Abril | Sábado | das 14h às 17h

 

Clube de Leitura: “Ideias para adiar o fim do mundo” Ailton Krenak

26 de Abril | Sexta-feira | das 16h00 às 17h00

 

Mostra de livros e Varal “Herança dos povos originários”

Durante todo o mês de abril

 

Programa Contação de Histórias e Mediação de Leitura

Todas as Quintas | às 8h30 e às 13h30

 

Funcionamento:

Centro Max Feffer:

De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.

Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.

Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.

Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

 

Instituto Jatobás

O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil que há 18 anos trabalha comprometida com o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos territórios de Pardinho, interior de São Paulo, e Água Espraiada, na capital, e adjacências.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile