O vereador Izaias Colino foi atacado por militantes do atual prefeito Mário Pardini. Na página de Botucatu na wikipedia foram inseridos termos como “Izaias Oportunista”, “Pardini Melhor Prefeito”, entre outros. De acordo com o vereador, o ataque partiu de dentro da Prefeitura Municipal, já que o IP (endereço físico dos computadores) são idênticos.
A descoberta do IP foi por acaso. “Fui na Prefeitura para resolver um problema particular e ao fazer login na rede sem fio vi que o IP é o mesmo”, conta Izaias, que fez uma representação na Justiça Eleitoral.
“É uma questão muito grave, porque é o uso da máquina pública para fazer campanha, que é favorecimento e uso do poder econômico e político, o que deve ser investigado com muita seriedade”, comenta. Segundo Izaias, a Prefeitura admitiu o erro e alegou que foi um estagiário, “as existem muitas questões que devem ser respondidas”, lamenta o vereador.
Para Izaias, Pardini deve identificar quem fez (o autor), se foi orientado, se agiu sozinho. “Se foi mesmo um estagiário, porque um estagiário tem acesso à wikipedia no horário de trabalho? Creio que a Justiça Eleitoral vai investigar e dar um parecer”, completa.
A reportagem entrou em contato com o prefeito Mário Pardini e o secretário adjunto de Comunicação, Curumim, mas até o momento não obteve retorno.
Não é a primeira vez que computadores da Prefeitura de Botucatu são usados para agredir adversários, promover empresas ou perseguir desafetos.
Em 2013 a assessoria enviava, constantemente, releases de empresas cujo assessores atendiam. Em 2014, um assessor disparou um e-mail para toda Imprensa ofendendo o PT. O caso teve repercussão nacional, mas terminou sem culpados ou responsáveis.