Conecte-se Conosco

Botucatu

Cultura promove 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos. Conheça a programação

Publicado

em

A igualdade, o cinema indígena, e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes são alguns dos temas abordados pelo Circuito Difusão da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos que pode ser conferido até o dia 17 de fevereiro, das 9 às 18 horas, no Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”.

Ao todos serão exibidos sete curtas metragens e um longa, com um cardápio diverso e especialmente selecionado de temas e abordagens sobre Direitos Humanos. O evento também levará o público a Mostra Temática, com um diálogo franco e atual sobre a questão de gênero; a Mostra Homenagem, que pela segunda vez na história homenageia uma cineasta brasileira – Laís Bodanzky; e a novidade desta 11ª edição, a Mostrinha, para o público infantojuvenil.

Há mais de dez anos, a Mostra vem se consolidando como uma importante estratégia de promoção da cultura e da educação em direitos humanos. Criado em 2013, o Circuito Difusão objetiva descentralizar e democratizar essa política, envolvendo o público situado fora do alcance do seu circuito principal, com o apoio de Pontos de Difusão nos distintos municípios do Brasil.

Em Botucatu, a mostra integra a programação de exposições do Museu Histórico e Pedagógico (MuHP) no período de férias, com  entrada franca em todos os eventos. Os filmes serão exibidos diariamente, durante o dia todo, com intervalos de uma hora. Confira a classificação indicativa das atividades programadas e a sinopse dos filmes em cartaz:

 Índios no Poder

Rodrigo Arajeju | Brasil | 2015 | 21 min | Documentário

Classificação indicativa: 10 anos

Temática: Direitos da população Indígena

Mário Juruna, único índio parlamentar na história do país, não consegue se reeleger para a Constituinte (1987/88). Sem representante no Congresso Nacional desde a redemocratização, as Nações Indígenas sofrem golpes da Bancada Ruralista aos seus direitos constitucionais. O cacique Ládio Veron, filho de uma liderança Kaiowa Guarani executada na luta pela terra, lança candidatura a deputado federal nas Eleições 2014, sob ameaças do Agronegócio no Mato Grosso do Sul. Contra a PEC 215, seu slogan de campanha é “terra, vida, justiça e demarcação”.

Do que Aprendi com Minhas Mais Velhas

Fernanda Julia e Susan Kalik | Brasil | 2016 | 26 min | Documentário 

Classificação indicativa: Livre

Temática: Diversidade religiosa / Cultura tradicional

Do Que Aprendi com Minhas Mais Velhas é um documentário sobre a fé no Candomblé e como essa fé é transmitida de geração em geração. Um filme onde mulheres importantes no Candomblé da Bahia falam como aprenderam com seus mais velhos e como ensinam seus mais jovens. Um filme sobre tradição, amor e religiosidade.

Depois que te Vi

Vinícius Saramago | Brasil | 2016 | 16 min | Ficção

Classificação indicativa: Livre

Temática: Direitos da pessoa com deficiência

Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí seu foco passa a ser essa nova paixão.

Meu Nome É Jacque

Angela Zoé | Brasil | 2106 | 72 min| Documentário

Classificação indicativa: 12 anos

Temática: Cidadania LGBT / Diversidade sexual

O documentário aborda a diversidade através da história de vida de Jaqueline Côrtes, uma mulher transexual brasileira que vive com Aids. Militante pela causa, Jacque tem a vida marcada por lutas e conquistas como representante do governo brasileiro na ONU. Hoje mora numa pequena cidade, levando uma vida voltada para a maternidade e a família. Ao acompanhar o cotidiano de Jacque, este documentário apresenta os inúmeros desafios que foram rompidos pela personagem.

De que Lado me Olhas

Ana Carolina de Azevedo e Helena Sassi | Brasil | 2014 | 15 min | Documentário

Classificação indicativa: Livre

Temática: Diversidade sexual / Cidadania LGBTs

“O que é não pede para ser, simplesmente é.” Em Porto Alegre, sete pessoas oferecem suas perspectivas sobre uma importante realidade desconversada.

Cartão Vermelho

Laís Bodanzky | Brasil | 1994 | 14 min | Ficção

Classificação indicativa: 14 anos

Temática: Direitos das mulheres

Esse premiado curta-metragem revela o mundo de Fernanda, uma adolescente que joga futebol com os meninos, no momento em que é surpreendida pelos desejos de mulher.

Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil

Alexandre Bersot | Brasil | 2010 | 10 min | Ficção

Classificação indicativa: Livre

Temática: Direitos da criança e do adolescente

O cabelo, a fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação.

Hora do Lanchêêê

Claudia Mattos | Brasil | 2015 |14 min | Ficção

Classificação indicativa: Livre

Temática: Direito à alimentação adequada

Se não fosse pelo almoço gratuito na escola pública, os irmãos Joalisson, Joedson e Jowilson iriam ficar de barriga vazia o dia inteiro. A mãe dos meninos, que é solteira e está desempregada, tem dificuldade até mesmo para colocar comida em casa, mas não quer que os vizinhos saibam de seus problemas financeiros. Por isso, toda tarde, ela obriga as crianças a ir para a janela da frente e fingir que estão mastigando. A vizinhança toda acredita. Até quando essa farsa vai se sustentar?

Mônica Toy

Nana Nenê José Márcio Nicolosi | Brasil | 2016 | 30 seg | Ficção 

Classificação indicativa: Livre “Shhh! Se o bebê acorda, o coelho gira!”

Temática: Direitos das mulheres

Mônica Toy

Mônica Freestyle José Márcio Nicolosi | Brasil | 2014 | 30 seg | Ficção

Classificação indicativa: Livre “Dona da Rua e dona da bola!”

Temática: Direitos das mulheres

Mais informações:
Espaço Cultural “Doutor Antônio Gabriel Marão”
Endereço: Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro
Contato: 3811-1470/1471.

Período: Até 17 de fevereiro

Horário de visitação: Segunda a quinta-feira – 9 às 18 horas

                                     Sexta-feira – 9 às 20 horas

                                     Sábado – das 9 às 17 horas

Estacionamento gratuito

Entrada franca

 

 

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5