Conecte-se Conosco

Botucatu

Museu Francisco Blasi será reaberto dia 25

Publicado

em

Botucatu concentrará uma série de atividades na 15ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 15 a 21 de maio, cujo tema é “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”. Mas no Município, elas se estenderão até o dia 28 deste mês, compondo assim a Virada Cultural Paulista. Tudo de graça.

O ponto alto será a reabertura do Museu Histórico e Pedagógico – “Francisco Blasi”, dentro do Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”, agendada para o dia 25 deste mês, às 19h30. Na oportunidade  haverá o início das exposições “Histórias a Respeitar” e “Gabinete de Curiosidades – Acervo do MuHP”, ambas compostas por objetos e documentos do museu.
O museu, que está sem atividades de exposições desde 2001, atualmente possui oficialmente um acervo com 13.867 peças, composto por: objetos, jornais, revistas, documentos, discos, filmes, moedas, cédulas e fotografias. A oficialização da doação dos bens do Museu, do Estado ao Município, ocorreu em audiência pública na Câmara Municipal, em 2016.
Mais informações
Secretaria Municipal de Cultura
Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Avenida Dom Lucio, 755 – Centro
(14) 3882-0133 / 3882-1489
cultura@botucatu.sp.gov.br
PROGRAMAÇÃO
REABERTURA DO MUSEU HISTÓRIO 
Data: 25 de maio
Horário: 19h30
Local: Espaço Cultural – “Dr. Antonio Gabriel Marão”
Histórias a Respeitar
O MuHP, em sua reabertura, apresenta à população a exposição de documentos históricos que denominam ruas, praças e escolas de Botucatu com nomes de mulheres.A exposição propõe aos visitantes diversas reflexões sobre a história da Cidade e a sua própria história.
Por meio de uma “interatividade analógica”, visitantes terão a oportunidade de registrar suas histórias, lembranças, apontamentos, reflexões e impressões utilizando uma máquina de escrever do próprio acervo do MuHP, restaurada para esse fim. A trilha sonora, em discos de vinil que também fazem parte do acervo, é escolhida pelos(as) visitantes.
Gabinete de Curiosidades 
O Museu Histórico e Pedagógico conta a história de Botucatu e tantas outras por meio de seu acervo. Muitas pessoas lembram do Museu Histórico quando de sua localização na Rua João Passos, na Rua Costa Leite, no saguão do Teatro Municipal e na Rua Monsenhor Ferrari, quando ocorreu sua última exposição, em 1991.
Nos moldes de suas estruturas expositivas originais, com uma repaginação cuidadosa para que a memória do antigo museu seja revivida, apresenta-se a exposição “Gabinete de Curiosidades – Acervo do MuHP”.
TODOS PODEM SER FRIDA
A partir de segunda-feira (15), tem início a exposição “Todos Podem Ser Frida”. Até o dia 28 de maio, sempre das 8 às 17 horas, haverá um painel florido no Espaço Cultural “Dr. Antonio Gabriel Marão”, que poderá ser utilizado pelos visitantes para registro fotográfico como “selfies”. Já nos dias 27 e 28 haverá sessões fotográficas do público caracterizado como a artista Frida Khalo. A intervenção será realizada pela fotógrafa e artista plástica autora da exposição, Camila Fontenele.
Por meio de modelos masculinos caracterizados como a artista mexicana, a fotógrafa Camila Fontenele de Miranda, idealizadora do projeto, captura as conexões existentes entre arte, identidade de gênero e comportamento social, uma referência à própria história de vida da pintora e seus autorretratos reconhecidos pela inversão de papéis.
Todos Podem Ser Frida ainda conta com uma intervenção fotográfica, permitindo que o visitante se transforme na própria Frida. Para os(as) interessados(as) em participar, a intervenção ocorrerá no MuHP nos dias 27 e 28 de maio, das 14 às 17 horas. Na  ocasião, será preciso assinar um termo de cessão de uso de imagem e menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos responsáveis para seu preenchimento.
Todos podem ser Frida é uma exposição itinerante do Museu da Diversidade Sexual e vem à Botucatu por intermédio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.
INTOLERÂNCIAS
Na quarta-feira (17), das 10 às 16 horas, o Cine Janelas do Espaço Cultural recebe o encontro intitulado “Intolerâncias”, que abordará a questão do respeito pelo ser humano com um todo, em suas realidades e escolhas. Arnaldo Machado, psiquiatra e compositor de Botucatu fala sobre temas essenciais ao ser humano como convívio saudável e fraterno, respeitando as realidades e as opções individuais e coletivas.
A atividade contempla uma palestra e vídeo exibições do teaser “Gay Curado”, interpretando Dr Fritz, um médico alemão que inventa a “cura” para a homossexualidade com transplante de cérebros. O vídeo trata o tema da homofobia de modo divertido e irônico, porém com reflexões profundas. Também será exibido o vídeo “Negros e Índios Desalmados”, sobre a intolerância à população negra e indígena.
A ESQUINA DE MONALISA
Na quinta-feira (18), às 10 horas, o Cine Janelas volta a ser lugar para um novo encontro, desta vez para o debate sobre o livro e documentário “A Esquina de Monalisa”, de autoria de Rodrigo Casali. Nesse evento homônimo, o autor exibirá a vídeo produção com posterior bate papo sobre o projeto e suas impressões.
A partir de observações cotidianas, A Esquina de Monalisa apresenta cinco histórias de vida de travestis de Botucatu que ocupam lugares muito singulares na sociedade atual.
O livro-documentário foi produzido com apoio do ProAC – Programa de Ações Culturais da Secretaria de Estado da Cultura.
PEDRAS SÃO PRECIOSAS
Na sexta-feira (19), às 19h30, na Galeria Fórum das Artes [Av. Dom Lucio, nº29 – Centro] está marcada abertura da exposição “Pedras são Preciosas”, de Elisete Alvarenga. Fazem parte da exposição inúmeras fotografias que compõem o arquivo imagético da artista, assim como pedras coletadas e torrões de terra que servem como pigmento das suas pinturas. A exposição seguirá até 20 de agosto, sempre de terça a sábado, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita.
MUSEU DE MINERALOGIA 
O Museu de Mineralogia Aitiara (Muma) também promoverá atividades dentro da Semana Nacional de Museus. De 17 a 19 de maio, sempre às 17 horas, o Muma promoverá a contação de história “Arte no Limite Humano”, na qual aborda como Erich Blaich suportou os horrores da Segunda Guerra Mundial buscando conforto na arte ao desenhar em papel higiênico e esculpindo com gilete. A intervenção é conduzida pelas atrizes Juliana Balsalobre e Marina Quinan.
No dia 20, das 15h30, às 18h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Muma organizará no Espaço Cultural uma mesa redonda com o tema “Proteção das Águas, Opção pela Vida”. O encontro terá a participação do prefeito de Botucatu, Mário Pardini; secretário municipal do Verde e membro da ONG SOS Cuesta, Márcio Piedade Vieira (Caco); além de José Paulo J. M. Netto, geólogo e presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; e Antonio Theodorovicz, geólogo do Serviço Geológico do Brasil.
Por fim, no dia 21 deste mês, em parceria com a empresa Quinta Palavra, o Museu de Mineralogia promoverá o concurso de poesia “Arte no Limite Humano”, aberto ao público adolescente e adulto.
O Museu de Mineralogia Aitiara está localizado na Rodovia Gastão dal Farra, km 4, no bairro da Demétria. Mais informações pelo telefone(14) 3882-0588, e-mail [museu.muma@gmail.com], e fanpage no Facebook [museudemineralogia.aitiara].
Prefeitura de Botucatu

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Botucatu inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025

Publicado

em

A vacina previne quadros graves da gripe e diminui o impacto sobre os serviços de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação.

A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da Influenza que, até o dia 20 de março, já gerou 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e 30 óbitos no Estado de São Paulo. Em 2024, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

A imunização tem como foco crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes e idosos (60 anos ou mais), pois a vacina contra Influenza faz parte do Calendário Vacinal de rotina desses três grupos.

Além desses, outros grupos especiais também têm direito à vacina, incluindo:
. Puérperas;
. Trabalhadores da saúde;
. Quilombolas;
. Povos indígenas;
. Pessoas em situação de rua;
. Professores do ensino básico e superior;
. Profissionais das Forças de Segurança e salvamento;
. Profissionais das Forças Armadas;
. Pessoas com deficiência permanente;
. Caminhoneiros;
. Trabalhadores de transporte;
. Trabalhadores do correio;
. Funcionários do sistema de privação de liberdade;
. População privada de liberdade, adolescentes de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas;
. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e condições especiais.

Para se vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde levando a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto. A falta da caderneta não impede a vacinação.

A vacina estará disponível em todas as Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Salas de Vacinação Noturnas do CSE – Rua Dr. Gaspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores e do CSI – Rua Rafael Sampaio, 58 – Centro, das 18h às 21h30.

A população pode aproveitar a oportunidade para atualizar a caderneta de vacinação e colocar as vacinas em dia.

Vacine-se: a vacinação salva vidas!

Continuar Lendo

Botucatu

Projeto Trilha inicia atividades em 2025

Publicado

em

Projeto de extensão da FCA/Unesp está com inscrições abertas para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado.

O Projeto Trilha, um dos mais longevos e bem-sucedidos projetos de extensão da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, está com inscrições abertas para receber visitas em 2025.

O Projeto Trilha var receber estudantes da região para visitas monitoradas às Trilhas Ecológicas na Fazenda Experimental Lageado. Os visitantes terão  a oportunidade de vivenciar a riqueza da fauna e flora local, além de informações sobre a história de Botucatu e região, o processo de formação da Cuesta, suas características e proteção, e o contexto de formação da FCA e a da Fazenda Lageado.

Voltada ao público infantil, a Trilha das Crianças é o local para a realização das atividades de educação ambiental com os menores. Já para o público jovem e adulto, a Trilha do Lageado propõe uma abordagem diferenciada.

O Projeto Trilha é composto por um time multidisciplinar de estudantes e coordenadores, que atuam juntos no desenvolvimento de ações e atividades que visam disseminar a importância da conservação ambiental, bem como o incentivo de práticas sustentáveis na comunidade local. Sua sede é a Casa da Natureza, localizada dentro da FCA, na Fazenda Experimental Lageado, próxima à área de Ciência Florestal do Departamento de Ciências Florestais, Solos e Ambiente.

Desde sua criação pelo professor Valdemir Rodrigues, em 1998, o projeto já atendeu cerca de 30 mil pessoas, entre estudantes e visitantes de várias regiões do Brasil. Em 2024, o projeto recebeu diversas escolas de Botucatu, que trouxeram alunos do ensino fundamental ao médio para visitas à Fazenda Experimental Lageado.

Além de promover a educação ambiental das crianças, o Projeto Trilha também funciona como um excelente campo de treinamento, complementando a formação dos estudantes universitários que atuam como monitores. Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Renata Cristina Batista Fonseca, vice-diretora da FCA.

O Projeto Trilha está cadastrado e recebe apoio da PROEC – Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp.

As visitas são gratuitas e podem ser agendadas pelo e-mail: projetotrilha.unespfca@gmail.com e as atividades do projeto podem ser acompanhadas pelo instagram: @projeto.trilha

Continuar Lendo

Botucatu

Sabesp investirá R$ 179 milhões em obras de saneamento em Botucatu

Publicado

em

Freepik

Meta é levar água tratada, coleta e tratamento de esgoto para todos até 2029; parte das obras já começou

 

A Sabesp está realizando o planejamento e um grande conjunto de obras em Botucatu para ampliar o abastecimento de água e a coleta e o tratamento de esgoto. O investimento total será de R$ 179 milhões até 2029, com o objetivo de levar os serviços de saneamento a toda a população do município. Parte dessas obras já está em andamento.

 

O anúncio foi feito na última quinta-feira (27), durante uma reunião com o diretor de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, Meunim Rodrigues de Oliveira Junior, a equipe de Operações da Companhia, e o prefeito Fábio Leite. As ações também atendem áreas rurais e comunidades que antes não tinham acesso a esses serviços, reforçando o compromisso da Sabesp com a universalização do saneamento.
Atualmente, estão em andamento contratos de obras e serviços compartilhados no valor de R$ 35 milhões. Além disso, mais R$ 2 milhões devem ser contratados ainda neste ano, somando R$ 37 milhões já destinados à ampliação e modernização dos sistemas de água e esgoto da cidade e região.

 

A nova gestão da Sabesp tem adotado uma abordagem mais integrada, levando em consideração as necessidades específicas de cada município. Em Botucatu, as obras acompanharão o crescimento da cidade e ampliam a cobertura dos serviços, inclusive em regiões que, antes da desestatização da Companhia, não eram atendidas.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5