Conecte-se Conosco

Geral

Mutirão recolhe lixo eletrônico em Botucatu e região essa semana

Publicado

em

Entre os dias 21 e 25 de maio, a Secretaria Municipal do Verde realizará o Mutirão do Lixo Eletrônico 2018. A ação tem como objetivo recolher materiais eletrônicos que não têm serventia ou não estão funcionando e dar destinação correta por meio da reciclagem.

Serão 27 pontos de descarte voluntário em Botucatu e também em Pardinho e Itatinga, municípios parceiros do mutirão. Poderão ser descartados eletroeletrônicos e eletrodomésticos em geral, equipamentos de informática, áudio, vídeo, telefonia, manutenção elétrica, televisores, dentre outros. Não serão recebidas lâmpadas fluorescentes, já que as mesmas devem ser entregues na mesma loja em que foram compradas.

“Nós realizaremos o Mutirão do Lixo Eletrônico para que as pessoas tenham onde descartar corretamente os equipamentos e não jogue em áreas verdes e estradas rurais, como tem ocorrido. Quando esses equipamentos são descartados em locais errados ou no lixo comum, eles podem poluir o meio ambiente”, explica Fernanda Bernardi, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria do Verde.

Em edições anteriores, o mutirão recolheu cerca de 15 toneladas de equipamentos eletrônicos.

O Mutirão do Lixo Eletrônico 2018 é realizado pelas Prefeituras de Botucatu, Pardinho e Itatinga, em parceria com a Biblioteca do Campus da Unesp de Botucatu, a Fatec, Programa ECOEFICIÊNCIA do Senac, e Senac.

Confira os pontos de coleta:

 

Botucatu

SETOR CENTRAL:

EMEF “João Maria de Araújo”

Rua Capitão Alberto Mendes Jr., 242 – Vila Assunção

EE “Professora Nair Peres Sartori”

Rua Padre Salústio Rodrigues Machado, 460 – Vila Carmelo

SETOR NORTE

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Rua Lourenço Carmelo, 108 – Jd. Paraíso

EMEF “Angelino de Oliveira”

Rua Teotônio Araújo, 660 – Vila Antártica

EMEF “José Antônio Sartori”

Av. Júlio Vaz de Carvalho, 1.321 – Jd. Eldorado

EMEF “Luiz Tácito V. Santos”

Rua Rosa Maria C. Basseto – Jd. Flamboyant

EMEF “Leonor Bicudo Vizenzzoto”

Rua Antônio Henrique Vocci, 365 – Jd. Cambuí

Biblioteca Unesp

Campus Fazenda Lageado

SETOR SUL

EMEF “ANTENOR SERRA”

Avenida Dr. Jayme de A. Pinto, 170 – Jd. Reflorenda

EMEF “Jonas Alves de Araújo”

Rua Odete Pacci, 244 – Comerciários

EMEF “Nair Amaral”

Rua Leopoldina P. Cintra, 1.035 – Parque Residencial 24 de Maio

CEI “Jurema Cordeiro”

Rua Luiz Garcia Mauricio, 25 – Santa Maria

EMEF “Hernani Donato”

Rua Alameda dos Colibris, 400 – Residencial Cedro

FATEC

Estrada Municipal José Ítalo Bueno – Jd. Aeroporto

Escola Aitiara

Rodovia Gastão Dal Farra, km 4 – Bairro Demétria

SETOR LESTE

CRAS Leste

Rua Sebastião Gonçalves de Cunha, 304 – Jd. Ciranda

SENAC

Rua Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista

Ginásio Municipal “Doutor Mário Covas Júnior”

Rua Maria Joana Felix Diniz, s/n –  Jardim Ypiranga

EMEF “Paulo Guimarães”

Rua Monsenhor Jose M. da Silva Paes, s/n  – Jd. Brasil

SETOR OESTE

EMEF “Francisco Guedelha”

Rua Ângelo Dezen, s/n – Parque Marajoara

Rubião Júnior

Subprefeitura Rubião Júnior

Rua João Calonego, 60 – Distrito Rubião Júnior

Biblioteca Unesp Rubião Júnior

Rua Professor Dr. Antônio Celso, s/n – Campus Rubião Jr.

CRAS Oeste

Rua Caetano Vidotto, 231 – Vila Formosa – Distrito Rubião Júnior

Vitoriana

Subprefeitura Vitoriana

Rua Condessa de Serra Negra, 37

Anhumas

Subprefeitura Anhumas

Rua Firmino Pontes Ribeiro, s/n

Itatinga

Diretoria Municipal de Meio Ambiente

Praça da Matriz, 111 – Centro

Pardinho

Casa da Agricultura

Rua Euzébio da Rocha Camargo, 125 – Centro

Mais informações:

Secretaria do Verde [Poupatempo Ambiental]

Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jd. Paraiso

Tel.: (14) 3882-1290

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Brasil

Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

Publicado

em

Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Continuar Lendo

Brasil

Para Federação, obrigatoriedade de visto americano vai prejudicar Turismo no Brasil

Publicado

em

Em resposta ao tarifaço imposto por Donald Trump (Partido Republicano), governo federal brasileiro deve editar medida nesta quinta-feira (10/4), incluindo Austrália e Canadá; para Fhoresp, decisão afugentará turistas estrangeiros
A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) acredita que o Brasil vai sofrer impactos negativos no Turismo, caso o governo brasileiro insista no retorno da exigência do visto para americanos, australianos e canadenses. A medida, prevista para ser editada nesta quinta-feira (10/4), é uma resposta ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump (Partido Republicano). A Fhoresp prevê a perda de visitantes para países vizinhos, que não exigem o documento.
Desde 2019, não é obrigatório no Brasil o visto por parte de americanos. A exigência caiu no governo de Jair Bolsonaro (PL), via decreto presidencial unilateral – ou seja, brasileiros ainda precisam de permissão outorgada por postos consulares para acessar os Estados Unidos. De lá para cá, muitos setores brasileiros se beneficiaram com a medida, incluindo o Turismo, uma vez que a exigência de visto pode ser impeditivo para quem deseja viajar, seja pela burocracia ou pelo tempo de espera para a emissão.
Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, a retaliação pretendida pelo governo federal ao tarifaço pode prejudicar o próprio País, pois vai afugentar turistas de fora. Desde 2/4, Trump tem imposto aumento de tarifas a 180 países que exportam para os Estados Unidos produtos e matéria-prima – o que inclui o Brasil. As novas taxas variam de 10% a 104%, dependendo da nação:
“Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos. Com esta obrigatoriedade de visto no Brasil, vamos perder visitantes para outros países. Isso vai influenciar no faturamento do Turismo, e, aí, falo em hotéis, restaurantes, bares e atividades de recreação e de lazer – o trade como um todo. Isso vai impactar negativamente, inclusive, as estratégias e o trabalho da Embratur”, lembra Edson, ao citar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Quem tiver o Brasil como destino, partindo dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália, a partir desta quinta-feira, deverá solicitar visto on-line, sob taxa de US$ 80,90, caso o governo federal volte, mesmo, a exigir o documento. A permanência do estrangeiro em solo brasileiro também não poderá ultrapassar 90 dias.
Segundo o representante da Fhoresp, enquanto o Brasil não consegue, nos dias de hoje, ultrapassar a média de 7 milhões de turistas, o México recebe 20 milhões de estrangeiros, anualmente – diferença que deve ficar ainda mais latente a partir da retomada de exigência do visto americano:
“O Brasil sairá perdendo. Vamos passar a disputar o turista com países como Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina e México, que não exigem visto. Se a União for em frente com essa medida, estaremos adicionando uma restrição ao Brasil que vai impactar diretamente e negativamente o Turismo, que já atua com dificuldades”, reforça.
A Fhoresp ainda faz ressalvas em relação ao desempenho do Turismo Internacional brasileiro perante outras nações que já são destinos consolidados. A França, uma das referências na Europa, recebe 100 milhões de turistas ao ano. Já os Estados Unidos, bate a marca dos 70 milhões:
“O governo federal está misturando alhos com bugalhos; taxa com visto! Isso é catastrófico! É preciso que o Brasil compreenda o momento político norteamericano, exerça sua diplomacia e defenda os interesses nacionais, mas a análise deve ser ampla e aprofundada, para que o Turismo não pague o preço e saia no prejuízo”, finaliza Edson Pinto.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5