Conecte-se Conosco

Geral

Nova diretoria da Faculdade de Medicina de Botucatu toma posse

Publicado

em

A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) inicia um novo ciclo. Na última sexta-feira, 19, foi realizada a solenidade de posse e transmissão das funções de Diretora e Vice-Diretora da instituição. Na presença de autoridades políticas, acadêmicas, militares e civis, o Magnífico Reitor da Unesp, Prof. Dr. Sandro Roberto Valentini, presidiu a solenidade, em que as novas gestoras assumiram oficialmente o comando da universidade pelos próximos quatro anos.

O agora ex-Diretor Prof. Dr. Pasqual Barretti deu as boas vindas à nova Diretora, Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima; e à Vice-Diretora eleita, Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori. Em sua fala, Dr. Pasqual agradeceu aos familiares, amigos e servidores que o acompanharam no período como Diretor da Faculdade de Medicina. “Com muita emoção, encerro hoje meu período à frente da FMB, instituição que me deu minha formação médica, científica e muito do que sou como pessoa. Certamente, este foi o maior desafio da minha vida profissional. Minhas primeiras palavras são dirigidas as novas Diretora e Vice-Diretora da Faculdade de Medicina: desejo que nos próximos quatro anos vocês sejam guiadas pela história desta instituição, pela competência e pela busca contínua do fortalecimento da Unesp. Após quatro anos de gestão, há muito a agradecer”, disse.

Representando a Congregação da Faculdade, o professor Carlos Magno C. B. Fortaleza, do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem, fez um discurso agradecendo o diretor cessante, professor Pasqual Barretti, ressaltando o importante papel desempenhado pelo dirigente no exercício do mandato. Ele também ressaltou a capacidade de gestão das novas dirigentes e o quanto a comunidade e a Instituição ganharão com a competência das professoras eleitas.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais, Fernando Cury (PPS) e Rodrigo Gambale (PSL); o prefeito de Botucatu, Mário Pardini; a vereadora Alessandra Luchesi; a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) VI Bauru, Doroti Ferreira; o pró reitor de planejamento estretégico e gestão da Unesp, Prof. Dr. Leonardo Theodoro Büll; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, Dr. André Balbi e o presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), Dr. Antonio Rugolo Junior.

Em sua fala, a Vice-Diretora eleita, Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori, destacou a luta pela FMB e reforçou que dará continuidade aos processos de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade.  “Chegar até aqui revela a escolha da comunidade. Não me falta coragem para consolidar todas as propostas que pactuamos com toda comunidade. Neste momento, agradeço à todos por esta conquista que completa a nossa razão de ser: os estudantes”, disse.

A Diretora eleita, Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima, agradeceu pelo apoio à sua candidatura e destacou em seu discurso os desafios de ser mulher no Brasil e de uma gestão totalmente feminina à frente da FMB. “Acredito na união e na necessidade de defender o que é público em nosso país. Acredito na Faculdade de Medicina, na potência de sua comunidade e na humanização. Estou convicta que a Universidade é um dos principais caminhos para a formação social do Brasil. Convido à todos para lutarmos juntos pelo desejo de mudar o mundo, começando pela nossa Faculdade de Medicina de Botucatu. Obrigada”, finalizou.

 

Saiba mais sobre a nova diretoria da FMB

Diretora – Profa. Associada Maria Cristina Pereira Lima

Docente do departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia, do qual foi chefe por quatro anos. Psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientae, concluiu pós-doutoramento no Centre for Addiction and Mental Health, Toronto University em 2009. Ao retornar, foi vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva 2010-2014. Bolsista de produtividade nível 2 do CNPq desde 2011, foi representante discente e docente em inúmeros colegiados da instituição. Concluiu o curso de Gestão Empresarial pela FATEC (2018). Foi membro do Conselho Estadual de Saúde, da Comissão Central de Extensão Universitária (CCEU), Presidente da Comissão Permanente de Permanência Estudantil da UNESP, e vice-diretora da FMB, na gestão 2015-2019.

 

Vice-Diretora

Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori

Docente do departamento de Clínica Médica, foi coordenadora do curso de Graduação em Medicina (2013 – 2018), dedicou-se de forma incondicional ao processo coletivo que conduziu e concluiu a reestruturação curricular deste curso. Pertence à Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos de Graduação – CAACG, da Pró-reitoria de Graduação e coordena o Núcleo de Ensino da FMB e atua no Núcleo de Apoio Pedagógico nas frentes de Desenvolvimento da Docência, Pesquisa em Ensino em Saúde e Estrutura Curricular, acompanhando os processos da Enfermagem e Medicina. Apresenta para FMB sua experiência, acrescida da especialização no Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores da Saúde – FAIMER BRASIL (2014 até hoje) e da Coordenação da ABEM SP (2014 – 2016).

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Brasil

Famesp abre processo seletivo para unidades de Botucatu

Publicado

em

Inscrições de 13 a 22 de abril para vagas em diversas especialidades médicas e áreas técnicas

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (FAMESP) comunica a abertura do Processo Seletivo 043/2025 para contratação de profissionais em suas unidades de Botucatu. As inscrições serão realizadas exclusivamente online no período de 13 a 22 de abril de 2025 através do site www.famesp.org.br.

VAGAS DISPONÍVEIS

Área Técnica e Administrativa:

 

  • Técnico de Farmácia (determinado)
  • Técnico de Informática Júnior
  • Analista de Sistemas Júnior
  • Auxiliar de Serviços Gerais

 

Profissionais de Saúde:

  • Farmacêutico
  • Psicólogo Hospitalar (determinado)
  • Fisioterapeuta
  • Terapeuta Ocupacional
  • Enfermeiro Obstetra

 

Médicos Especialistas:

  • Especialista em Dor
  • Ortopedista (Coluna)
  • Ortopedista (Trauma)
  • Ortopedista (Quadril)
  • Mastologista
  • Dermatologista
  • Intensivista
  • Endoscopista
  • Reumatologia Pediátrica
  • Intensivista Pediátrico
  • Cirurgia Cardiovascular
  • Cirurgia de Cabeça e Pescoço
  • Otorrinolaringologista
  • Oftalmologista (Retina e Vítreo)
  • Oftalmologista (Catarata)
  • Cirurgia Pediátrica

Serviço:

Período de Inscrições: 13 a 22 de abril de 2025

Forma de Inscrição: Exclusivamente pelo site www.famesp.org.br

Documentação Necessária: Consultar edital completo no site oficial

Sobre a Famesp

A Famesp é uma fundação privada, sem fins lucrativos, com mais de 40 anos de existência. Hoje, além de possuir um hospital próprio na cidade de Botucatu (o Serviço de Ambulatórios Especializados de Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI-DAM), onde mantém sede própria, a Famesp também está presente nas cidades de Bauru (SP), Itapetininga (SP) e Tupã (SP) fazendo a gestão de hospitais e ambulatórios médicos por meio de contratos de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

Continuar Lendo

Brasil

Para Federação, obrigatoriedade de visto americano vai prejudicar Turismo no Brasil

Publicado

em

Em resposta ao tarifaço imposto por Donald Trump (Partido Republicano), governo federal brasileiro deve editar medida nesta quinta-feira (10/4), incluindo Austrália e Canadá; para Fhoresp, decisão afugentará turistas estrangeiros
A Federação dos Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) acredita que o Brasil vai sofrer impactos negativos no Turismo, caso o governo brasileiro insista no retorno da exigência do visto para americanos, australianos e canadenses. A medida, prevista para ser editada nesta quinta-feira (10/4), é uma resposta ao tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump (Partido Republicano). A Fhoresp prevê a perda de visitantes para países vizinhos, que não exigem o documento.
Desde 2019, não é obrigatório no Brasil o visto por parte de americanos. A exigência caiu no governo de Jair Bolsonaro (PL), via decreto presidencial unilateral – ou seja, brasileiros ainda precisam de permissão outorgada por postos consulares para acessar os Estados Unidos. De lá para cá, muitos setores brasileiros se beneficiaram com a medida, incluindo o Turismo, uma vez que a exigência de visto pode ser impeditivo para quem deseja viajar, seja pela burocracia ou pelo tempo de espera para a emissão.
Para o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto, a retaliação pretendida pelo governo federal ao tarifaço pode prejudicar o próprio País, pois vai afugentar turistas de fora. Desde 2/4, Trump tem imposto aumento de tarifas a 180 países que exportam para os Estados Unidos produtos e matéria-prima – o que inclui o Brasil. As novas taxas variam de 10% a 104%, dependendo da nação:
“Não de hoje, o Brasil é destino de longa distância para europeus, americanos e asiáticos. Com esta obrigatoriedade de visto no Brasil, vamos perder visitantes para outros países. Isso vai influenciar no faturamento do Turismo, e, aí, falo em hotéis, restaurantes, bares e atividades de recreação e de lazer – o trade como um todo. Isso vai impactar negativamente, inclusive, as estratégias e o trabalho da Embratur”, lembra Edson, ao citar a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
Quem tiver o Brasil como destino, partindo dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália, a partir desta quinta-feira, deverá solicitar visto on-line, sob taxa de US$ 80,90, caso o governo federal volte, mesmo, a exigir o documento. A permanência do estrangeiro em solo brasileiro também não poderá ultrapassar 90 dias.
Segundo o representante da Fhoresp, enquanto o Brasil não consegue, nos dias de hoje, ultrapassar a média de 7 milhões de turistas, o México recebe 20 milhões de estrangeiros, anualmente – diferença que deve ficar ainda mais latente a partir da retomada de exigência do visto americano:
“O Brasil sairá perdendo. Vamos passar a disputar o turista com países como Colômbia, Chile, Peru, Costa Rica, Argentina e México, que não exigem visto. Se a União for em frente com essa medida, estaremos adicionando uma restrição ao Brasil que vai impactar diretamente e negativamente o Turismo, que já atua com dificuldades”, reforça.
A Fhoresp ainda faz ressalvas em relação ao desempenho do Turismo Internacional brasileiro perante outras nações que já são destinos consolidados. A França, uma das referências na Europa, recebe 100 milhões de turistas ao ano. Já os Estados Unidos, bate a marca dos 70 milhões:
“O governo federal está misturando alhos com bugalhos; taxa com visto! Isso é catastrófico! É preciso que o Brasil compreenda o momento político norteamericano, exerça sua diplomacia e defenda os interesses nacionais, mas a análise deve ser ampla e aprofundada, para que o Turismo não pague o preço e saia no prejuízo”, finaliza Edson Pinto.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5