Botucatu

Núcleo de Humanização contribui para um sistema de saúde mais eficiente e humano

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Nos últimos anos, a humanização do atendimento hospitalar tem ganhado destaque nas políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A criação de Núcleos de Humanização em hospitais públicos já é uma realidade, com o intuito de promover um atendimento mais humano e acolhedor para pacientes e seus familiares, além de proporcionar benefícios significativos para a instituição hospitalar como um todo.

Em março de 2024, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou oficialmente o seu Núcleo de Humanização, ligado diretamente a Gerência de Altas e Internação e ao Departamento de Apoio à Assistência. Coordenado pela servidora Adriana Viriato Godoy, além de promover a cultura institucional da humanização no âmbito hospitalar, o Núcleo tem como principal objetivo implementar ações que promovam a humanização no atendimento de saúde.

A humanização inclui práticas que valorizam a dignidade, o respeito e a empatia no cuidado com os pacientes e suas famílias.

Localizado na Gerência de Altas e Internação do HCFMB, onde passam cerca de 150 pessoas por dia, o Núcleo atua em todas as áreas do hospital, como foco na comunicação efetiva e orientações tanto na chegada/internação do paciente quanto na alta; acolhimento aos familiares/pacientes internados em áreas críticas, como os prontos-socorros e UTIs; informações a familiares com pacientes em centros cirúrgico; realização de visitas na Enfermaria de Obstetrícia antes da internação das mães, para que elas possam conhecer o local onde terão seus bebês; organizar horários de visitas excepcionais, acolher familiares nos casos de aviso de óbito e principalmente, ouvir o que o paciente e seus familiares têm a dizer (escuta ativa).

“A humanização do atendimento coloca o paciente no centro do cuidado, garantindo que suas necessidades físicas, emocionais e psicológicas sejam consideradas. Isso resulta em um acolhimento mais respeitoso, reduzindo o estresse e a ansiedade”, explica Adriana.

Incentivar a participação do paciente no seu próprio cuidado e na tomada de decisões terapêuticas é um dos pilares da humanização. A humanização contribui para a melhoria da qualidade do atendimento, uma vez que profissionais mais bem preparados e um ambiente mais acolhedor resultam em um cuidado mais eficiente e seguro.

O Núcleo de Humanização do HCFMB é uma iniciativa fundamental para a melhoria do atendimento e da qualidade de vida dos pacientes. Ao focar em práticas que promovam o acolhimento, o respeito e a empatia, os benefícios são sempre significativos, tanto para os pacientes quanto para a instituição, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente e humano.

A atuação do Núcleo se estende a todas as áreas do Complexo HCFMB, e já se estrutura para em breve atuar também nas unidades externas, incluindo Hospital Estadual Botucatu (HEBo), SARAD, Pronto-Socorro Adulto (PSA), Pronto-Socorro Pediátrico (PSP), Pronto Atendimento (PA) da Mulher, Pronto Socorro Referenciado (PSR), Ambulatório de Especialidades e Casas de Apoio.

Procure o Núcleo de Humanização na Unidade de Altas e Internação do HCFMB ou pelos telefones (14) 3811-6467 ou (14) 3811-6550.

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