Botucatu

OFIBB realizará concerto “Villa Lobos” na próxima quarta (26)

Publicado

em

A apresentação será no Espaço Biblioteca do IBB e marcará parte das comemorações pelos 59 anos do IBB/Unesp.

Na próxima quarta-feira, 26, às 18 horas, a Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (OFIBB) apresentará o concerto Villa Lobos, no Espaço Biblioteca do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB). O repertório será executado por duas pianistas do Instituto de Artes da Unesp (Unespiano), pelo Quarteto da OFIBB e pela Orquestra completa. O Concerto será parte das comemorações do 59º Aniversário do Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus de Botucatu, ocasião em que também será celebrado o Jubileu de Ouro da I Turma de Ciências Biológicas – licenciatura e da V Turma de Ciências Biológicas – bacharelado.

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências (OFIBB) é uma iniciativa da FUNDIBIO (Fundação do Instituto de Biociências) e da Diretoria do IBB, que tem por objetivo formar uma orquestra permanente da Instituição, focada em fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade por meio da música. A Maestra da Orquestra é a regente e violoncelista Renata Cristina Ortiz de Villate, que possui Licenciatura em Música e Pós- Graduação em Regência.

Sobre Villa Lobos

Heitor Villa Lobos foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como “a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira”. Se tornou o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos.

Compositor prolífico, escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de duas mil obras até sua morte, em 1959. Villa Lobos destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile