A Secretaria Municipal de Cultura está com inscrições abertas para a oficina “Cinema Sem Câmera”. A atividade faz parte do programa “Pontos MIS”, uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Ministério da Cultura e a Secretária Estadual da Cultura com as cidades do Estado de São Paulo.
No “Cinema Sem Câmera” os participantes conhecem sobre a história da animação e aprendem a criar brinquedos ópticos como o taumatrópio, o zootrópio e o folioscópio, também conhecido como flipbook ou “cinema de bolso”. Estes brinquedos precedem a invenção do cinema no século XIX e demonstram o princípio básico da ilusão do movimento na animação e no cinema.
A oficina é ministrada por Gilberto Caserta, publicitário e artista em computação gráfica, que atua na criação e produção de vinhetas, comerciais, vídeos empresariais, desenhos animados, projetos de identidade visual e produtos multimídia. Há 15 anos, Gilberto realiza oficinas de animação para várias entidades como Sesc, Museu Lasar Segal, Cidade Escola Aprendiz, Cinemateca Brasileira, entre outros.
Em Botucatu, a oficina é gratuita e será realizada no dia 16 de outubro (segunda-feira), das 18 às 22 horas no Cine Janelas – Espaço Cultural “Antônio Gabriel Marão”. São 20 vagas disponíveis para pessoas a partir dos 7 anos.
Informações e inscrições:
Secretaria de Cultura de Botucatu, Rua General Teles, 1738. Telefone: 3882-0133 / 3882-1489
E-mail: solange.vale@botucatu.sp.gov.br