Conecte-se Conosco

Botucatu

Paciente com duas infecções pela COVID-19 recebe transplante cardíaco e tem alta do HCFMB

Publicado

em

Equipe do Transplante Cardíaco realizou o procedimento; Dona Elza teve Covid antes e após o transplante

A palavra guerreira tem identidade. Elza Alves dos Santos Dipre, 66 anos, é da cidade de Balbinos (SP), tem seis filhos, e passou os últimos meses lutando pela manutenção de sua vida.

Dona Elza foi diagnosticada, há aproximadamente dez anos, com uma doença na válvula mitral do coração. Ela foi submetida a um procedimento cirúrgico em São Paulo, à época, para correção do problema. Porém, com o tempo, a doença evoluiu e seu coração dilatou, sofrendo um enfraquecimento. O transplante se tornou o único caminho para sua cura.

Histórico

Em junho de 2021, dona Elza recebeu a notícia de que havia um órgão compatível e precisaria internar rapidamente para realização do procedimento cirúrgico. O que ela não sabia é que a partir daquele momento uma nova batalha pela vida teria início.

Quando a funcionária do lar deu entrada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) para realizar o transplante cardíaco foi diagnosticada com COVID. Mesmo assintomática precisou ficar internada para receber todos os cuidados, pois era considerada paciente de alto risco.

“Os médicos não entendiam como uma paciente como ela estava assintomática”, lembra a filha, Ana Alice Alves Dipre.

Com o passar dos dias dona Elza se recuperou e conseguiu realizar o procedimento com a equipe clínica do Transplante Cardíaco do HCFMB no dia 8 de julho. Foram oito horas de cirurgia.

Após algumas semanas de recuperação no próprio Hospital, dona Elza recebeu alta e voltou para casa com objetivo de continuar sua reabilitação. Com apenas 24h de alta, ela precisou retornar ao HCFMB por causa de uma arritmia.

“Novamente fizeram o teste COVID e deu negativo, porém ela tinha falta de ar. Foi realizada uma tomografia e no resultado apontou 50% de comprometimento dos pulmões”, lembra Ana Alice.

Os dias passaram e novo teste COVID foi feito, desta vez com resultado positivo. Com o agravamento dos sintomas, não restou alternativa a não ser a intubação. Foram mais de 30 dias intubada. Posteriormente houve necessidade de realizar traqueostomia e seu organismo não respondia de forma satisfatória. “Ela foi lutando um dia de cada vez”, diz a filha.

Foram semanas de angústia, medo e incerteza, porém, de acordo com as palavras da própria dona Elza, sua “fé e gratidão” viraram o jogo novamente. Ela conseguiu ter alta da UTI COVID e foi para a Enfermaria.

Mas ainda havia uma última batalha a ser vencida. Dona Elza reclamava de fortes dores em uma das pernas durante sua recuperação da COVID na Enfermaria. “Os médicos tiveram de operá-la para resolver mais esta infecção”, recorda Ana Alice.

Alívio e agradecimento

Atualmente, dona Elza segue sua reabilitação em casa e se dirige ao HCFMB com a finalidade de realizar acompanhamento médico com frequência. Para a filha, que acompanha a mãe nas consultas, o acolhimento recebido no serviço hospitalar fez toda diferença para que a mãe continuasse viva.

“A equipe médica e de enfermagem do HCFMB cuidou muito bem dela. Eu aproveito para agradecê-los, em nome de toda nossa família, porque eles agem com muito amor”, diz.

Ana Alice também agradece as pessoas que têm consciência sobre a importância da doação de órgãos. “É uma atitude tão nobre que beneficia muitas vidas”, pontua.

Equipe do Transplante Cardíaco do HCFMB

Criado há três anos, o programa de Transplante Cardíaco do HCFMB é atualmente o primeiro centro transplantador do interior do Estado. Até hoje foram 40 transplantes realizados pela equipe.

“Por tudo o que ela passou e pelas complicações decorrentes da COVID, ela é muito forte e está apresentando boa recuperação. Com a fisioterapia, continua se reabilitando”, explica o Chefe do Programa de Transplante Cardíaco do HCFMB, Dr. Marcello Laneza Felício.

Os médicos responsáveis pelo procedimento cirúrgico de dona Elza são: Dr. Marcello Laneza Felício, Dr. Flávio Brito, Dr. André Monti Garzesi e Dr. Leonardo Rufino.

“Dona Elza será acompanhada por nossa equipe para sempre, mas acreditamos que os retornos serão com intervalos maiores”, finaliza Dr. Marcello.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

Orquestra Filarmônica do IBB/Unesp faz concerto com temas da Disney

Publicado

em

Evento gratuito no Teatro Municipal de Botucatu reúne orquestra, coral e solistas em uma noite repleta de magia e nostalgia

A Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB) inicia sua Temporada 2025 com um espetáculo imperdível: “Temas de Filmes da Disney”, no dia 24 de abril, às 20h, no Teatro Municipal de Botucatu. A entrada é gratuita, e o público está convidado a mergulhar em um repertório repleto de clássicos que marcaram gerações.

Sob a regência da maestra Renata Ortiz de Villate, a OFIBB se une ao Coral Canto e Encanto da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) e às talentosas solistas Andréa Simoncini e Sofia Ortiz de Villate para apresentar um concerto que promete emocionar crianças e adultos.

Programação repleta de nostalgia

O repertório inclui sucessos como:

 

  • “Ciclo sem fim” (O Rei Leão), com o coral Canto e Encanto e a solista Andréa Simoncini
  • “A Whole New World” (Aladdin)
  • “You’ve Got a Friend in Me” (Toy Story)
  • “Tema principal” (A Bela e a Fera)
  • “Here in the Sea” (A Pequena Sereia)
  • Seleção especial de Frozen
  • Tema de Piratas do Caribe (instrumental)
  • “How Far I’ll Go” e “You’re Welcome” (Moana), com a solista Sofia Ortiz de Villate

 

SOBRE AS SOLISTAS

 

Andréa Simoncini

Natural de Barra Bonita (SP), Andréa Simoncini descobriu seu talento musical ainda na infância. Aos 7 anos fez sua primeira apresentação em um bloco carnavalesco, e aos 14 já integrava escolas de samba completas. Filha de músico, acompanhou seu pai em apresentações até os 17 anos, quando se mudou para o sul da Bahia. Na região, desenvolveu sua versatilidade musical, atuando em trios elétricos (axé), bares (MPB) e festas juninas (forró).

De volta a São Paulo em 2008, participou do projeto “Os Cordados” (releituras com violoncelo), integrou banda de baile e foi intérprete da escola de samba campeã do Carnaval de Botucatu. Em 2010, fundou o grupo “No Pé da Crioula”, dedicado ao samba autoral. Desde 2012, lidera o projeto “Samba da Loora”, que valoriza a representatividade feminina no samba, ganhando o carinhoso apelido de “Loora do Samba” por seu público.

Sofia Ortiz de Villate

Nascida em Campos do Jordão, iniciou sua formação musical na primeira infância com aulas de musicalização infantil em Campinas. Rapidamente evoluiu para o piano, tendo como professoras Andreia Tozzi, Telma Habermann e Oswalda Pacheco. Filha dos maestros Fernando e Renata Ortiz de Villate, cresceu em ambiente musical privilegiado.

Como pianista, apresentou-se em diversos recitais em Campinas e Campos do Jordão. Atualmente radicada em Botucatu, continua seus estudos de piano e canto, este último sob orientação da professora Rebecca Brisola. Sua trajetória reflete uma formação eclética, transitando entre a música erudita e popular com igual maestria.

Ação solidária

Durante o evento, a OFIBB promoverá uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Botucatu. As doações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a OFIBB

Criada como um projeto pedagógico e cultural, a Orquestra Filarmônica de Botucatu oferece concertos gratuitos e fomenta a formação musical na região. A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura e está aberta a parcerias via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço:


OFIBB – Temporada 2025: Temas de Filmes da Disney


📅 Data: 24 de abril de 2025
⏰ Horário: 20h
📍 Local: Teatro Municipal de Botucatu
Endereço: Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro, Botucatu/SP

🎟️ Entrada gratuita

Uma noite para reviver a magia do cinema através da música. Não perca!

Continuar Lendo

Botucatu

Cultura traz a Botucatu CineSolarzinho com exibições gratuitas

Publicado

em

As sessões, realizadas ao ar livre, contarão com interpretação em Libras, audiodescrição e legendas.

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o CineSolar, traz ao Município o CineSolarzinho, o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar.

O evento será realizado no dia 10 de abril na Praça Pedro Serra Negra, no distrito de Vitoriana em duas sessões: às 18 e 19 horas e contará com uma programação gratuita e acessível para o público infantil. Em caso de chuva, as exibições serão realizdas no Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora das Vitórias (Praça Pedro Serra Negra, 20 – Vitoriana).

Além das exibições, o público poderá visitar o furgão do CineSolar, uma estação móvel que combina ciência, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. O evento também contará com distribuição gratuita de pipoca.

Programação
18h: Exibição de curtas-metragens
19h: Exibição do filme O Reino dos Elfos

Realização
A primeira edição do CineSolarzinho em Botucatu é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com patrocínio do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Botucatu, por meio da Secretaria de Cultura. O evento é realizado pela Brazucah Produções e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para mais informações e atualizações sobre a programação do CineSolar, acompanhe o perfil oficial no Instagram: @cinesolar

Continuar Lendo

Botucatu

Corrida Botucatu 170 Anos Luz será realizada neste domingo, 13

Publicado

em

Saiba detalhes sobre o evento, informações do trânsito no local e como doar na ação solidária para arrecadação de produtos de higiene

Neste domingo, 13 de abril, será realizada a tradicional corrida Botucatu Luz como parte das comemorações aos 170 anos da nossa cidade. Com mais de 1.000 participantes inscritos, a edição de 2025 da corrida terá largada e chegada na Avenida Dom Lúcio, em frente a Pinacoteca Fórum das Artes.

A concentração dos atletas começa a partir das 7h50, quando começa o aquecimento. Em seguida, será dada a largada em cada uma das três modalidades:
. 07h55: Largada da Corrida de Cadeirantes

. 08h00: Largada da Corrida Geral

. 08h05: Largada Caminhantes

O cerimonial de premiação e encerramento da Botucatu 170 Anos Luz será às 9h30.

Percurso e interdição das ruas

A prova terá o percurso para corrida e caminhada de 5,1 km e os atletas passarão pelo largo da Catedral, Prefeitura, até o cruzamento com a Rua Silva Jardim. Em seguida, retornarão pela Avenida Santana até o Cemitério Portal das Cruzes contornando-o e retornando para a Avenida Dom Lúcio, até o seu encerramento e dispersão na Pinacoteca.

Durante a realização da corrida, o trecho do percurso e as vias de acesso estarão interditados para o trânsito de veículos. A SEMUTRAN orienta aos motociclistas e motoristas que evitem circular por esta região da Cidade no horário da prova. A previsão é que o trânsito comece a ser liberado em etapas após 1 hora da largada da prova.

Ação solidária de arrecadação

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu, em parceria com a Secretaria de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida, arrecadará produtos de higiene pessoal durante a concentração e largada da Botucatu 170 Anos Botucatu Luz.

A arrecadação será feita das 7 às 10 horas, também em frente à Pinacoteca, lado da Avenida Dom Lúcio. Poderão ser doados produtos como sabonete, creme dental, escova de dente, shampoo, condicionador, aparelho de barbear, desodorante, absorventes, hidratante corporal, entre outros. Os produtos arrecadados serão destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelas entidades sociais, comunidades registradas no Fundo Social.

“Contamos com a colaboração dos atletas e população em geral. Toda ajuda será bem-vinda. Já tivemos um lindo resultado com a secretaria de Cultura, em nome da secretária Cris Cury, no Concerto da Orquestra Sinfônica de Botucatu no último dia 7, no Teatro Municipal. A população deu um show de solidariedade. Arrecadamos 327 litros de leite. Essa integração com as secretarias vem fortalecendo a solidariedade no nosso município e estamos felizes com o resultado”, afirma a presidente do Fundo Social de Botucatu e primeira-dama do município, Marcella Leite.

As doações também poderão ser levadas nos dias de entrega dos kits de participação dos corredores no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Rua Maria Joana Felix Diniz, 1585 – Vila Auxiliadora. Anotem os dias e horários:

. Quinta-feira, 10 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sexta-feira, 11 de abril: das 10 às 19 horas;

. Sábado, 12 de abril: das 09 às 12 horas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3811-1524.

A Corrida Botucatu 170 Anos Luz é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Promoção da Qualidade de Vida e conta com a organização da Associação dos Corredores de Botucatu (ACOB) e cronometragem das provas feita pela Runner Brasil.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5