Notícias

Bofete e Pardinho recebem Título de Município de Interesse Turístico

Publicado

em

As cidades de Bofete e Pardinho que fazem parte da Região Turística do Pólo Cuesta receberam na última terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o Título de Município de Interesse Turístico (MIT), junto com mais 44 cidades. Com isso, o Estado de São Paulo alcança a marca de 97, de 140 possíveis MITs.

As cidades de Anhembi, Botucatu e São Manuel que também compõem o Pólo Cuesta já apresentaram documentação para o MIT e estão no aguardo do parecer e aprovação da ALESP e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

Além de Bofete e Pardinho também foram contempladas como MITs as cidades de Apiaí, Barbosa, Boituva, Cachoeira Paulista, Cesário Lange, Cubatão, Estiva Gerbi, Fernandópolis, Igaratá, Iporanga, Itaoca, Itapira, Itápolis, Itapura, Itararé, Itatiba, Ituverava, Jacareí, Jacupiranga, Jales, Laranjal Paulista, Mendonça, Miguelópolis, Mineiros do Tietê, Miracatu, Monteiro Lobato, Orlândia, Ouroeste, Panorama, Paraibuna, Patrocínio Paulista, Paulo de Faria, Pedrinhas Paulista, Piracaia, Piratininga, Queluz, Ribeirão Grande, São José do Rio Pardo, São Miguel Arcanjo, Sertãozinho, Sete Barras, Sud Mennucci, Torrinha e Ubarana.

Sobre o MIT

Em 07/04/2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição 11/2013, que foi encaminhada pelo Governador Geraldo Alckmin, que dá nova redação ao artigo 146, que tem o objetivo de ampliar o número de municípios beneficiários dos recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

Dessa forma, o Estado de São Paulo amplia a abrangência de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional.

Na prática, esta iniciativa do Executivo institui que 140 municípios serão de interesse turístico. Todos os municípios, excetos as Estâncias já existentes, concorrerão a esse grupo, e para participar desse time, os municípios deverão preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos. A emenda à Constituição aprovada pela ALESP representa uma enorme conquista para o turismo que é a segunda economia no mundo e também no Brasil.

Polo Turístico da Cuesta –  É um consórcio turístico criado em 2001, como associação sem fins lucrativos, com o objetivo de desenvolver o turismo de forma regional e sustentável através da integração e trabalho em conjunto dos municípios. Ele é composto pelos municípios de Anhembi, Areiópolis, Avaré, Barra Bonita, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Paranapanema, Pardinho, Pratânia e São Manuel.

Serviço: Pólo Turístico da Cuesta

Rua Tiradentes, s/nº – Vila Jahu (Terminal Rodoviário)

Telefone: (14) 3813-2143

www.polocuesta.com.br/

www.facebook.com/polocuesta2001/

Assessoria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile