Professores Alexandre Dal Pai e Edson Furtado seguem integrando a Diretoria.
No dia 15 de outubro, o professor Juliano Carlos Calonego tomou posse como diretor-presidente da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), vinculada à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu. A posse ocorreu em reunião do Conselho Curador, realizada na sede da Fepaf, na Fazenda Experimental Lageado.
Além do professor Juliano, que também exerce a função de supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPEs) da FCA, os demais diretores da Fundação continuam sendo os professores Alexandre Dal Pai, do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia, agora em seu terceiro mandato, e Edson Luiz Furtado, do Departamento de Proteção Vegetal, que já exerceu o cargo de diretor presidente na Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) e na própria Fepaf. Os mandatos dos integrantes da nova Diretoria têm duração de dois anos.
O professor Juliano destacou a alegria e a responsabilidade de exercer a nova função. “É um momento de muita felicidade, porque reconhecemos a importância da Fepaf como um instrumento institucional para a viabilização de projetos de pesquisa, eventos, apoio a estudantes, interlocução com a iniciativa privada, projetos de extensão e outras iniciativas. A Fundação, pela sua capacidade de gestão e administração, viabiliza muitas dessas iniciativas com muita competência. Logicamente, nesse início de gestão ainda vamos conhecer melhor todo o trabalho feito pela gestão cessante. Sabemos que foi um trabalho profícuo executado por pessoas muito capazes. E vamos dar andamento nesses projetos, sempre com muita responsabilidade”.
O professor destacou a importância do apoio dos professores que seguem compondo a Diretoria. “A Diretoria se manteve parcialmente, com a presença dos professores Furtado e Dal Pai e eles já trazem todo o conhecimento e experiência de mandatos anteriores para essa nova gestão. Essa mescla de novidade e experiência é extremamente positivo e vai ajudar a continuidade dos projetos. Como o trabalho das gestões passadas foi muito bem feito, creio que essa passagem de bastão será bastante tranquila”.
Após doze anos como diretora da Fepaf, sendo os últimos quatro como diretora-presidente, a professora Renata Cristina Batista Fonseca, deixa a Fundação para assumir a Vice-diretoria da FCA em 2025. “Acho que nesse momento é importante honrarmos todos os que nos antecederam e também agradecer a todos os que estiverem conosco durante esse tempo. Fico muito tranquila e feliz por deixar a Fundação numa boa situação. Tenho uma sensação boa de dever cumprido e confio muito nessa gestão que se inicia. Os professores Furtado e Dal Pai continuam e o professor Juliano chega com toda uma experiência de gestão das Fazendas. Tenho certeza que será uma gestão tranquila, sábia, ponderada e que a nossa Fundação estará em ótimas mãos”.
O objetivo principal da Fepaf é apoiar programas de desenvolvimento econômico, social e ambiental estabelecidos com a Unesp e outras instituições. Sua principal atividade é a administração de projetos de pesquisa realizados por equipes de docentes da FCA e de outras instituições relacionadas à agricultura, agroindústria, indústria de insumos e equipamentos agropecuários, preservação e recuperação ambiental. Vários destes projetos contemplam bolsas de auxílio aos alunos de graduação e pós-graduação envolvidos nas pesquisas.