Conecte-se Conosco

Botucatu

Quinzenalmente, Cineclube OFICINE-SE exibe filmes e fomenta debate sobre o Audiovisual

Publicado

em

Nesta quinta-feira, dia 17, o Cineclube OFICINE-SE exibe o filme “Gritos e Sussurros” (1972), do diretor sueco e referência no universo cinematográfico Ingmar Bergman. Sob curadoria do produtor audiovisual botucatuense Daniel Kojak, as sessões de Cineclube do projeto OFICINE-SE acontecem quinzenalmente no Cine Janelas, localizado no Espaço Cultural de Botucatu (Av. Dom Lúcio, 755).

A primeira sessão do Cineclube OFICINE-SE aconteceu no dia 5 de abril, com o filme italiano “Vermelho como o Céu” (2006), seguido do brasileiro “Saneamento Básico — O Filme” (2007) e do americano “Rede de Intrigas” (1976). Para Daniel Kojak, a escolha destes e outros filmes busca incentivar um olhar crítico dos jovens sobre produções historicamente importantes. “A proposta é mostrar um pouco de diversos estilos cinematográficos, de forma a mostrar ao público que existem outros tipos de filmes além dos comerciais que costumam chegar a eles; filmes que contam histórias de outras pessoas, épocas, países, com diferentes propostas de linguagem”, comenta Kojak.

Ao início de cada sessão, sempre há uma pequena contextualização sobre o filme a ser exibido para que haja maior conhecimento por parte do público a respeito das produções e movimentos cinematográficos. “O cineclube é uma oportunidade de ampliar conhecimentos sobre a encantadora arte do cinema em um espaço de entretenimento, acompanhado de um debate após a sessão para esclarecer dúvidas e discutir temas que o filme tenha destacado”, completa Daniel.

No filme desta semana, “Gritos e Sussurros”, Agnes lentamente morre de câncer, mas suas irmãs estão tão profundamente imersas em suas próprias dores psíquicas que não podem oferecer-lhe o apoio de que ela precisa. Maria está devastada com a culpa do suicídio do marido, causada pela descoberta de seu caso extraconjugal; a autodestrutiva e suicida Karin vê sua irmã com repulsa; apenas Anna, a empregada profundamente religiosa, parece ser capaz de oferecer o consolo e empatia que a enferma Agnes necessita.

Os encontros com convidados das principais áreas do Audiovisual também continuam

O 3° Encontro OFICINE-SE acontecerá nos dias 25 e 26 de maio, no Cine Janelas e será sobre Roteiro, com a convidada Thaís Fuji, formada em Audiovisual pela ECA-USP.

Thaís desenvolve projetos autorais de ficção desde 2008. Os seus dois últimos curtas- metragens, “L” e “Os Irmãos Mai”, participaram de dezenas de festivais e ganharam, juntos, mais de 60 prêmios e menções especiais, com destaque para 62º Festival de Berlim, 33º Festival de Havana, 44º Festival de Brasília, 22º Festival Internacional de Curtas de São Paulo e 15º Mostra de Cinema de Tiradentes.

Na sexta-feira (25), a partir das 18h, será exibido o documentário “Grey Gardens” (1975). A ideia aqui é refletir, a partir de uma obra documental, como a memória, a observação e a invenção caminham juntas na construção de narrativas audiovisuais ficcionais.

No sábado (25), a partir das 10h, aprofundamos o assunto: utilizando trechos de diversos filmes, os participantes serão convidados a refletir sobre como personagens, ambientes, objetos, sons, ações, estratégias de focalização, etc. podem se articular para dar vida e sustentar uma narrativa audiovisual.

O projeto OFICINE-SE é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e NADA Estúdio Criativo, com apoio da Secretaria de Cultura de Botucatu e Quiprocó Bar. Confira mais informações sobre o projeto OFICINE-SE no Instagram ou na página do NADA Estúdio Criativo no Facebook.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5