Notícias

Região tem sete novos Municípios de Interesse Turístico

Publicado

em

Outros 13 municípios já haviam conquistado a classificação de Município de Interesse Turístico (MIT) no ano passado

Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira (5) projeto de lei de autoria dos 94 deputados estaduais que classifica 43 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MITs). Na região, sete cidades receberam a classificação. Com os 13 MITs já aprovados em 2018, a região chega a 20 municípios com o título, que garante um recurso extra anual do estado para investimentos na infraestrutura turística.

As sete novas cidades da região contempladas com o título de MIT são Anhembi, Bocaina, Botucatu, Dois Córregos, Garça, Pongaí e São Manuel. No caso de Pongaí (100 quilômetros de Bauru), o projeto de lei solicitando a classificação como MIT foi apresentado pelo deputado estadual Pedro Tobias (PSDB).

“Essas cidades passarão a receber cerca de R$ 650 mil por ano para fomentar e investir na infraestrutura do turismo local, gerando mais empregos e renda à população”, explica o parlamentar, que também foi o autor dos pedidos para Itapuí, Lençóis Paulista, Lins e Piratininga. “Há outros projetos do gênero que dei entrada na Alesp e tramitam na Casa, como os de Arealva, Bauru e Boraceia”.

Em Dois Córregos (73 quilômetros de Bauru), o pedido de classificação como MIT foi feito pela deputada estadual Clélia Gomes (Avante). O prefeito Ruy Favaro (PTB) comemorou a notícia e revelou que irá usar o recurso para reconstruir o Centro de Eventos Orídio Mazziero, destruído em 2015 por um vendaval.

“É importante destacar o importante papel do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Câmara Municipal e também do Departamento Municipal de Turismo”, salienta. “Essa conquista é mais um sonho realizado, um verdadeiro presente de aniversário para Dois Córregos. O nosso município tem um grande potencial turístico que precisa ser e será explorado, gerando assim emprego e renda para a cidade”.

TURISMO RELIGIOSO

A diretoria de Turismo de Bocaina (69 quilômetros de Bauru), cidade que tem como ponto forte o turismo religioso, adiantou que os recursos estaduais serão investidos em sinalização turística, segurança monitorada, adequação de prédios turísticos e construção de dois Pontos de Informações Turísticas (PITs).

Além do acervo sacro, que inclui 13 telas do famoso pintor Benedito Calixto expostas na Igreja Matriz de São João Batista, o órgão ressalta que o município possui como atrativos o Rio Jacaré-Pepira, a tradicional Festa de São João Batista, com a travessia do braseiro da fogueira por fiéis, 200 casarões antigos e várias igrejas históricas.

MEMORIAL

No caso de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), o pedido foi feito pelo deputado estadual Fernando Cury (PPS). A prefeitura informou que a verba extra deve ser destinada para melhorar a infraestrutura e oferecer condições ideais aos visitantes dos pontos turísticos naturais da cidade.

“Estou muito feliz por mais essa conquista. Temos um potencial turístico enorme e agora, como MIT, vamos liderar o processo de desenvolvimento do primeiro consórcio intermunicipal voltado para o turismo no Estado de São Paulo, que é o Polo Cuesta”, declara Cury.

Para receber o recurso do MIT, o município deverá apresentar um projeto turístico ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos. Augusto Tecchio, secretário adjunto de Turismo de Botucatu, revela que o projeto já está sendo finalizado para ser entregue ao órgão estadual.

“Nosso primeiro passo deve ser o Memorial da Música Raiz, um projeto que contará a história da tradição e música caipira e que, inicialmente, estamos planejando para ser instalado próximo à Capela da Ana Rosa. Ele já foi aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo e esperamos que em breve saia do papel”.

O projeto de lei que cria os novos MITs ainda precisa ser sancionado pelo governador João Doria (PSDB). Com a medida, o Estado de São Paulo passará a contabilizar 140 MITs.

REGRAS

Para que seja considerado um Município de Interesse Turístico (MIT), a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. Em 2018, Agudos, Bofete, Iacanga, Itapuí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Mineiros de Tietê, Pardinho, Piratininga, Sabino, Santa Cruz do Rio Pardo e Torrinha receberam o título na região.

JCNET

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile