Botucatu

Representantes do comércio conhecem projeto da futura represa de Botucatu

Publicado

em

 

Integrantes da diretoria da Associação Comercial e Empresarial e Câmara dos Dirigentes Lojistas (União ACE CDL) de Botucatu participaram no dia 29 de setembro, de uma visita a convite do prefeito Mário Pardini (PSDB), à futura represa do Rio Pardo, obra que a Prefeitura Municipal tem articulado junto às demais esferas governamentais e que objetiva aumentar a captação de água no município.

Fizeram parte da visita, o presidente da União ACE CDL, Emílio Angella Neto, o vice-presidente da entidade, Donizete Aparecido Manzini, o conselheiro fiscal, João Batista Correia Ribeiro, além do gerente de relacionamento e SCPC, Ronaldo Vicensotti Basseto. Ainda representando o comércio, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), além de empresários associados à União ACE CDL.

Foram apresentados, na oportunidade, aspectos técnicos e o impacto que a obra, ainda em fase de outorgas burocráticas para sua viabilização, representará no abastecimento de água para o município. A Expectativa é que a barragem tenha investimentos em torno de R$ 40 milhões, e seja suficiente para abastecer uma população estimada em mais de 300 mil habitantes em situações críticas de longas estiagens.

No projeto, a barragem, distante a nove quilômetros do centro da Cidade, terá estrutura com 18,25 metros de altura, com capacidade estimada em 10 bilhões de litros de água (volume útil de 9,5 bilhões de litros), tendo profundidade máxima de 15 metros.

A futura represa acarretará mudanças no turismo da região. A barragem proporcionará nova infraestrutura para receber visitantes. Para isso, o projeto prevê construção de área de lazer (com centro de convivência e estacionamento), além da revitalização do atual complexo Véu da Noiva, que será preservado.

Para o presidente da União ACE CDL, Emílio Angella Neto, a concepção da futura represa mostra também a preocupação com a infraestrutura para o desenvolvimento do município. “Não somente o abastecimento à população é estimulado. Quando empresas querem se instalar em um determinado município, uma questão crucial é a capacidade de abastecimento de água. Essa garantia, mesmo em momentos de crise, será o diferencial para que Botucatu continue a ter uma qualidade de vida elevada”, frisa.

O prefeito Mário Pardini explicou que as visitas à represa é para que a sociedade compreenda a necessidade do plano a longo prazo. “Primeiramente quero agradecer a disponibilidade desse grupo de empresários em nos acompanhar até aqui. Essas visitas têm uma importância muito grande para que todos os segmentos de Botucatu conheçam o projeto de verdade, que saibam das condições de como todo o processo vem sendo conduzido e, por fim, entendam o porquê necessitamos dessa barragem, para o futuro do nosso Município. Creio que conversando aqui, no local onde a obra será construída, olhando nos olhos de cada um, não fique nenhuma dúvida dessa necessidade”, afirmou.

 

Redação Cidade Botucatu

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile