Todos são referentes ao período de 2 a 29 de dezembro; com isso, a cidade fechou o ano com 132 registros autóctones
O alerta para a epidemia de dengue ganha cada vez mais força. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva, divulgou ontem a confirmação de 49 novos casos de doença. Todos são referentes ao período de 2 a 29 de dezembro do ano passado.
Agora, Bauru passa a totalizar, somente no ano de 2018, 132 casos autóctones. Nestes primeiros quatro dias de 2019, ainda não houve confirmação de casos.
Conforme o JC divulgou, a probabilidade de uma epidemia neste período é grande. Tanto que, no dia 19 de dezembro, a Prefeitura de Bauru apresentou o Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue.
O cronograma foi traçado porque, entre outubro e novembro, houve uma escalada da doença. Outro motivo de preocupação é a entrada do vírus 2, que não circulava há sete anos no município. O plano municipal envolve contratação de novos agentes de endemias e de saneamento e a definição de dois locais específicos para atender casos suspeitos da doença.
A Vigilância Ambiental também alerta toda a população sobre a importância da manutenção de hábitos diários em relação aos imóveis, envolvendo todo e qualquer local com edificação ou não de uso comercial, institucional ou residencial.
Neste período de férias, em que muitos viajam e deixam as casas vazias, também é importante redobrar o alerta (veja no quadro acima).
EPIDEMIAS
A primeira grande epidemia de dengue em Bauru foi em 2007, seguido de 2011, ano em que o município registrou a primeira ocorrência de óbitos pela doença, quando seis pessoas morreram. As pesquisas realizadas pela Secretaria de Saúde, que analisou o quadro envolvendo a dengue de 2000 até 2018, constatam que o aumento de casos se manifesta em períodos cíclicos, em anos ímpares.
Em 2013, o município apresentou 7.434 casos e dois óbitos. Em 2015, foram 8.482 ocorrências e seis óbitos. 2016 apresentou um número menor de casos, porém, houve um óbito.
JCNET