Em formato de Workshop, o evento foi organizado pelo Ciesp – Regional Botucatu, Parque Tecnológico de Botucatu e Sebrae
Na última quarta-feira (01), aconteceu o Seminário de Exportação de Botucatu. Organizado pelo Ciesp – Regional Botucatu, Parque Tecnológico de Botucatu e Sebrae, o evento ocorreu em formato de Workshop e reuniu palestrantes para falar sobre o mercado internacional e as possibilidades dos empreendedores em relação a este universo.
A abertura do evento, que foi gratuito, teve a condução do Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Daniel Lopes. Também estiveram presentes a Diretora Titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias e o Gerente Regional do Sebrae Botucatu, Eduardo Nascimento Jesus.
“O Seminário de Exportação de Botucatu ampliou os horizontes dos empreendedores que, muitas vezes, se sentem inseguros em investir no mercado internacional. Através das palestras, eles perceberam que essa é uma realidade possível”, explicou a Diretora Titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias.
No período da manhã, houve um café descontraído, como oportunidade para networking e circuito de palestras. A primeira, começou com a presença do Consultor e Professor em Comércio Internacional, Marcos Stahl, que abordou o tema: “Exportar todos podem”, proporcionando aos participantes uma visão otimista sobre o mercado internacional. A palestra da sequência carregou o tema: “Inovar com segurança: descomplicando patentes no Brasil e no exterior”, e foi conduzida pelo Engenheiro e Diretor de Patentes da empresa Village, José Roberto da Cunha Júnior. Já no final do período, aconteceram as palestras: “Exporta SP”, oferecida pela representante da empresa Investe SP e “Registros internacionais de propriedade industrial e intelectual”, conduzida pelo palestrante Arnaldo Venancio, representante do Programa de Qualificação para Exportação – PEIEX/APEX Brasil.
O Workshop também contou com atividades no período da tarde, que incluíram a apresentação de cases de sucesso em exportações, conduzida por Rafael Emilio de Oliveira, representante da empresa Irizar Brasil, salas interativas de conhecimento e encerramento.
De acordo com o Diretor Executivo do Parque Tecnológico de Botucatu, Daniel Lopes, o resultado do evento foi muito positivo:
“Percebemos que todos ficaram muito engajados ao longo dos diferentes momentos do evento, e cada participante permaneceu até o final. Acreditamos que os empreendedores precisavam saber um pouco mais sobre o mercado internacional, para que possam, no futuro, se sentir mais confiantes para entrar neste setor”, explicou Daniel Lopes.
Para o Gerente Regional do Sebrae, Eduardo Nascimento Jesus, além de impactar de maneira positiva os participantes, o evento mostrou a relevância para as empresas em aprimorar sua competitividade no mercado ao conquistar novos clientes.
“O Sebrae já capacita as empresas na gestão e inovação, e com o tema exportação, percebemos que os empreendedores irão aumentar o faturamento à medida em que investem no mercado exterior”, declarou Eduardo Nascimento Jesus.
O evento ainda reforçou que é necessário resiliência e inovação para que as empresas enfrentem novos desafios globais em um futuro não tão distante.