Conecte-se Conosco

Botucatu

Sesi recebe 32ª edição do Ecocine

Publicado

em

Com títulos internacionais, exibições do festival de cinema serão gratuitas na unidade 
Pioneiro na atuação com cinema ambiental no Brasil, o Ecocine surgiu em 1992 e é realizado anualmente com uma curadoria de filmes sobre a situação do meio ambiente e dos direitos humanos no cenário nacional e internacional. Dessa vez, as produções também serão apresentadas presencialmente e gratuitamente no Sesi Botucatu, entre os dias 18 de outubro e 09 de novembro.

Com o tema “Infância e Sustentabilidade: Direito ao Século 22”, foram selecionadas obras de países diversos, sendo eles Alemanha, Azerbaijão, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Estados Unidos, França, Groenlândia e Uruguai. Os enredos promovem debates profundos sobre as narrativas que espelham ou captam situações reais no mundo todo, ameaçando a qualidade de vida e o futuro no planeta.

Na unidade, serão feitos quatro dias de exibição. No dia 18 de outubro, às 8h, com os filmes JadziaEntropia e Unidos por Bissau. Em 25 de outubro, haverá uma sessão às 15h e outra às 17h, os filmes exibidos serão Pirinha e Pirarucu: O Respiro da Amazônia. Dia 01 de novembro, às 19h, a mostra traz Rionegrinas e Pantanal Planície das Águas. A última data é em 09 de novembro, às 10h, com BO e o LixoDe Onde Você ÉA Lenda dos Cavaleiros da ÁguaA EsperaCostas Nativas. Sal nas feridas de milhões de azerbaijanos. Como Urmia está morrendo Seja Forte e Cale-se.

Ingressos:
Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados pelo portal Meu Sesi. Para acessar o portal, basta fazer o cadastro com o seu CPF, nome completo e e-mail ativo.

1ª Sessão: 18.10 – 8h
2ª Sessão: 25.10 – 15h e 17h
3ª Sessão: 01.11 – 19h
4ª Sessão: 09.11 – 10h
Sinopses dos filmes:
Unidos por Bissau | Unite For Bissau
EUA, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Não recomendado para menores de 10 anos
A jornada de mulheres corajosas que desafiam o patriarcado construindo instituições que promovem a autossuficiência por meio da agroecologia em Guiné Bissau.
Documentário, 40 min | Direção: Iara Lee
Jadzia
Brasil, 2021, exibição digital, colorido | 16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Narrativa poética do olhar de Jadzia (Laura Cardoso) sobre sua prisão durante os cinco anos em que viveu no campo de concentração nazista em Ravensbruck, Alemanha. O filme é sensível e tenta reconstruir a luta de Jadzia pela vida de forma humana e acolhedora.
Ficção (baseado em fatos reais), 20 min | Direção: Kk Araújo
Entropia | Entropy
Groenlândia, 2024, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
A vasta camada de gelo da Groenlândia sofre com as alterações climáticas que ameaçam a ligação sagrada entre a terra e os Inuit. Uma celebração da mitologia groenlandesa.
Documentário, 9:52 min |Direção: Inuk Jorgensen
Pirinha
Cabo Verde, 2024, exibição digital, colorido | Não recomendado para menores de 12 anos
Pirinha é a jornada de uma jovem pelos recônditos do seu subconsciente em busca de si mesma e de reconciliação com o seu passado. Na sua viagem, ela encontra as chamadas criaturas “malvadas” do folclore cabo-verdiano que ela tanto temia quando criança, apenas para descobrir que o “verdadeiro mal” tem as suas raízes em outra pessoa.
Ficção, 60 min | Direção: Natasha Craveiro
Pirarucú, o respiro da Amazônia
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
O manejo do pirarucú se tornou um dos maiores instrumentos de proteção da Amazônia. O filme é um mergulho profundo no rio Juruá e na região de Mamirauá.
Documentário, 19:40 min |  Direção: Carolina Fernandes
Rionegrinas
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
A luta das mulheres indígenas por espaço, território, renda e sustentabilidade, desde as roças até as universidades, da casa-território aos cargos públicos.
Documentário, 38:40 min | Direção: Fernanda Ligabue, Juliana Radler
Pantanal Planície das Águas
Brasil, 2023, exibição digital, colorido | Livre
Pantanal, a maior planície aluvial do mundo, tem a biodiversidade escondida sob a superfície dos rios. Apesar da ameaça de seca, se encontra resistência e esperança na volta do equilíbrio hídrico.
Documentário, 44 min | Direção: Lygia Barbosa
Bo e o lixo | Bo and Trash
Espanha, 2022, exibição digital, colorido | Livre
O planeta está sufocado com lixo, que se transforma em uma força viva. O cachorro Bo, um corajoso químico, inventa uma solução mágica, mas arrisca sua vida.
Animação, 11:24 min | Direção: Tatiana Skorlupkina
De onde você é? | Where are you from?
Uruguai, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Uma viagem envolvente, transmitindo a urgência de enfrentar os desastres ambientais e as suas consequências através do realismo e da fantasia.
Animação, 02:31 min | Direção: Juan Cristiani.
A Lenda dos Cavaleiros da Água
Brasil, 2024, exibição digital, colorido | Livre
Violeta e sua filha Margarida vivem isoladas em um sítio assolado pela seca e tem suas vidas transformadas com a chegada de três misteriosos cavaleiros caçadores de nuvens.
Drama, 23:10 min | Direção: Helen Quintans
The Waiting | A espera
Alemanha, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Karen vive na Costa Rica para observar sapos. Quando ela sai por um curto período, os sapos desaparecem. E ela encontra uma verdade horrível.
Animação, documentário, 15 min | Direção: Voker Schlecht
Native Shores. Salt on the wounds of millions of Azerbaijanis. How Urmia is dying | Costas Nativas. Sal nas feridas de milhões de azerbaijanos. Como Urmia está morrendo
Azerbaijão, 2023, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Sinopse: O filme enfoca as causas e consequências do esgotamento do Lago Urmia, no Azerbaijão.
Documentário, 19:45 min | Direção: Mazahir Hashimov
Seja forte e cale-se | Sois Forte Et Tais Tois
França, 2024, exibição digital, colorido, legendado em português | Livre
Os pais tentam preparar a filha de 6 anos para o futuro.
Ficção, 2:18 min | Direção: Anne Loriot

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5