Bahige Fadel

TENTANDO ENTENDER, por Bahige Fadel

Publicado

em

TENTANDO ENTENDER

É uma tentativa. Mas está muito difícil entender. Explico. Há alguns dias, saiu mais uma pesquisa do IBOPE sobre as intenções do eleitorado brasileiro nas próximas eleições presidenciais. E quem levou uma vantagem absurda? O senhor Luís Inácio, que está na cadeia, envolvido em corrupção. Mais de trinta por cento das intenções contra apenas quinze por cento do segundo colocado.

É aí que a porca torce o rabo. O que é que leva a população a optar por um presidiário para ser o nosso mandatário maior? O quê? É isso que eu quero entender. Pensei um tempão, mas o melhor que eu consegui foram algumas possibilidades, que vou resumir nesta crônica.

  • O povo não sabe bem o que está acontecendo na política brasileira. Para muitos, Luís Inácio é o presidente do povo, que dá a bolsa família para quem não trabalha e que, por isso, deve voltar, para continuar fazendo o que fez e que o levou à prisão.
  • O povo não acredita que ele tenha feito aquilo que o levou à prisão. Para essa parte, tudo é um golpe das elites – essa expressão é muito usada por uma ala da sociedade – que não aceitam que um metalúrgico – metalúrgico? – comande a política brasileira. Uma parte dessa ala é a turma do Lula livre.
  • O povo sabe o que aconteceu, entende que os problemas são muito sérios, mas assim mesmo vota no comandante. Para essa parte, político é assim mesmo, todos fazem do mesmo jeito e, por isso, não adianta colocar outro, que não vai mudar nada. Então, é melhor colocar de novo aquele que fez o que fez e que, por já ter feito, não irá com muita sede ao pote.
  • O povo sabe o que o Luís Inácio fez, mas não o condena. Essa ala acha que, se estivesse no mesmo lugar do ex-presidente presidiário, faria o mesmo, porque o mundo é dos espertos e quem não for esperto que se exploda. A questão é se locupletar e a plebe que se vire para sobreviver.
  • O povo acha que, apesar de ter feito o que fez, ainda é o mais competente para comandar o país. Não há nenhuma liderança nova que consiga o mínimo de confiança da população. Todos os outros ou são oportunistas, ou são incompetentes, ou são corruptos, ou são inexperientes, ou não têm voto para vencer. Não vale a pena arriscar. É mais seguro deixar tudo como está.
  • O povo gosta de ver o circo pegar fogo. Deixe queimar. Como se esta ala da população estivesse imune a todos os incêndios possíveis, como greve de caminhoneiros e semelhantes.
  • O povo acha que a Lava Jato está a serviço de forças nacionais e internacionais, que não querem o retorno de Luís Inácio. Essa ala acha que, votando nele, está sendo nacionalista e patriota. Pode estar se preparando para iniciar uma campanha que visa a lançar o nome de Luís Inácio para presidente e Dilma para vice.

Foram as melhores possibilidades a que consegui chegar. Tomara que o leitor tenha uma melhor.

BAHIGE FADEL

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile