Medida foi instituída devido ao aumento de casos de Covid-19 e da baixa cobertura vacinal contra a doença na cidade.
O uso de máscaras voltou a ser obrigatório em locais fechados de São Manuel (SP) nesta segunda-feira (5). A medida foi instituída por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do município em 30 de novembro.
Segundo a prefeitura, a determinação vale para todos os locais fechados, de qualquer natureza, como lojas, supermercados, escolas e indústrias sediadas no município.
Os motivos para a restrição, de acordo com a administração municipal, foram o aumento significativo de casos de Covid-19 e a grande quantidade de faltosos, aqueles que ainda não se vacinaram, na cidade.
Em São Manuel, são mais de 12 mil pessoas que ainda precisam receber alguma dose do imunizante, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A cidade possui cerca de 41.287 moradores, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O decreto para uso obrigatório da máscara é provisório, mas a prefeitura não soube informar até quando vai a exigência da proteção.
A vacinação contra a Covid ocorre em todas as sete unidades de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.