Conecte-se Conosco

Botucatu

Vereadora aponta suposto favorecimento a secretário em projeto de zoneamento

Publicado

em

Filipi Martins, secretário do Verde - foto: Câmara de Botucatu

A vereadora Rose Ielo (PDT) votou contra o PL 09/2022 e justificou o voto na tribuna, apontando uma suposta irregularidade e favorecimento ao atual secretário do Verde, Filipi Martins. a sessão da Câmara foi realizada na noite de segunda-feira (16).

De acordo com a vereadora, o mapa da Zepam 8 foi alterado para favorecer o atual secretário.

“O primeiro ponto observado refere-se ao questionamento feito por munícipe na segunda audiência pública do dia 26/04/22, apontando possível favorecimento àqueles que detém propriedades na ZEPAM 08, devido a inclusão no Art. 5º, inciso IV, a permissão de atividades de agroecologia apenas nesta ZEPAM 08 (introduzida pela mensagem nº 02, e mantida na mensagem nº 03), de maneira que outras ZEPAMs com características semelhantes não estariam contempladas. Embora o representante do governo tomou conhecimento, anotando a questão exposta na referida audiência, para tal questionamento não houve justificativas da exclusividade de permissão apenas para a ZEPAM 08, nem alterações para inclusão da permissão da mesma atividade em outras ZEPAMs no Projeto de Lei. Neste ponto, importante destacar que na ZEPAM 06, ocorre atividades de cultivo de agricultura urbana com hortas para sustento e geração de renda local, no entanto, esta ZEPAM 06 não obterá amparo legal por esta lei”, escreve na justificativa.

Rose prossegue: O segundo ponto analisado, refere-se a divergência na delimitação da área da ZEPAM 08 contida no mapa anexo 01 do Projeto de Lei, em comparação a delimitação contida no mapa aprovado no Plano Diretor de 2017 (anexo mapas comparativos). Conforme consta no Plano Diretor de 2017, a ZEPAM 08 tem delimitação da sua grande parte, dentro do perímetro urbano, mas também com parte contínua delimitada fora do perímetro urbano, na zona rural. No entanto, o mapa anexo 01 do Projeto de Lei não segue a mesma delimitação do mapa do Plano Diretor, pois exclui da área da ZEPAM 08, a parte delimitada fora do perímetro urbano, na zona rural.

Considerando que o Projeto de Lei n. 09 trata-se de lei ordinária, o mapa do anexo 01 deste Projeto, deveria seguir a mesma delimitação do mapa aprovado na Lei complementar que instituiu o Plano Diretor, e não suprimir ou diminuir área da ZEPAM 08, em anexo de lei ordinária, pois tornar-se-á ilegal.
Tal alteração no mapa, pode caracterizar favorecimento aos proprietários da área suprimida da ZEPAM 08, àquela fora do perímetro, isentando ao cumprimento dos requisitos de proteção especial ambiental no uso e intervenção do solo, como os elencados nos incisos I e II do art, 7º que determina a disponibilização de taxa de permeabilidade mínima de 80% (oitenta por cento); proibição de construção de muros nos terrenos em trechos contíguos a Zonas Especiais de Proteção Ambiental; bem como a dispensa das exigências dispostas no art. 10 e parágrafo único.

Apesar dos apontamentos o projeto foi aprovado pela Câmara.

Outro lado – a reportagem do Cidade Botucatu entrou em contato com o secretário do Verde, Filipi Martins, que declarou que vai se pronunciar somente em ação judicial.

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5