Conecte-se Conosco

Botucatu

Viagem Teatral do SESI traz o ‘Circo da Cuesta’ para Botucatu

Publicado

em

Botucatu, cidade berço e sede da Cia. Beira Serra, será a segunda a receber o inédito espetáculo “Circo da Cuesta”, nos dias 23 e 24 de agosto. A apresentação será na unidade do SESI Botucatu, na sexta às 20h e sábado às 16h, com entrada gratuita. O espetáculo estreou em S. Bernardo do Campo no inicio de agosto e, após Botucatu, acontecerá em S. José dos Campos, Itapetininga, Franca e Araraquara.

O espetáculo da Cia. Beira Serra reúne sete artistas no palco, que se dividirão entre apresentações de acrobacias, malabares, mágicas, equilíbrio, música e palhaçadas, para contar uma história que se passa no vilarejo de Nossa Senhora das Dores de Cima da Serra, onde uma turma de caipiras se juntou para organizar uma festa de quermesse e acabam se deparando com a ausência dos artistas circenses contratados para animar o evento.

“O Circo da Cuesta é fruto de um desejo antigo da Cia. Beira Serra: criar um espetáculo, ou uma quermesse, que falasse de nós mesmos e, consequentemente, da nossa terra. Todos os integrantes do elenco têm um vínculo muito forte com a cidade de Botucatu. O projeto reúne artistas talentosos e polivalentes, que possuem habilidades diversas ligadas ao Circo, ao Teatro e à Música. É um desafio, mas também um prazer. No elenco, há profissionais que já se conhecem há mais de 10 anos. A raiz dessas relações, da cultura caipira e do circo é a nossa matéria prima”, definem os dramaturgos do espetáculo Fernando Vasques e MiMi Tortorella, que também são fundadores da Companhia e estarão em cena.

Além dos artistas em palco, ‘O Circo da Cuesta’ envolve uma grande equipe nos bastidores – que conta, por exemplo, com Direção de Ronaldo Aguiar, profundo conhecedor da linguagem cômica e da palhaçaria, e a culinarista Tereza Telles, responsável pela feitura de quitutes tradicionais do universo interiorano que serão distribuídos aos espectadores em cada apresentação nas unidades do SESI. “Por ser um elenco grande, o ‘Circo da Cuesta’ necessitava de um aporte significativo para sua realização e que foi alcançado pelo projeto SESI Viagem Teatral 2019, para montagem e circulação de espetáculos pelo interior de São Paulo”, destaca Fernando.

A atriz e dramaturga MiMi ressalta que todo o elenco está “trabalhando desde fevereiro deste ano e os ensaios [agora diários] se intensificam conforme a estréia se aproxima. O processo é colaborativo e a criação das cenas articula os materiais e recursos artísticos de cada um”. Ela e Fernando Vasques organizaram o roteiro, para que Ronaldo Aguiar pudesse “lapidar” o ‘Circo da Cuesta’. “Tivemos encontros específicos para tratar da teatralidade, da técnica circense, da musicalidade e também das técnicas indispensáveis de segurança e montagem da estrutura que utilizamos”, completa.

“Oásis em meio ao deserto”

Para Anna Polistchuck, analista de atividades culturais do SESI-SP, o momento atual é de resistência para a produção cultural e sua função social, que é levar a arte e pensamento crítico ao público. “Ter uma fonte segura de fomento a esses grupos e seus espetáculos é como visualizar um oásis em meio ao deserto. Em 2019, o SESI-SP tem orgulho de ter apoiado o desenvolvimento de duas montagens inéditas de companhias de origem do interior. No caso de Circo de Cuestas, o enredo não poderia ser mais apropriado para o cenário atual. Isso porque uma quermesse, a festa onde a peça é ambientada, só acontece por esforço popular, união comunitária, um que traz o bolo e o outro que ajuda na arrumação. E a produção teatral brasileira tem muito desse espírito de equipe, de auxílio e de colaboração mútua que nós da área de Artes Cênicas do SESI fazemos questão de participar”.

O projeto SESI Viagem Teatral apresenta um panorama atual da produção cênica brasileira. A cada ano, cerca de 35 espetáculos são selecionados via edital. As peças circulam por 15 teatros em todo o Estado de São Paulo. Ao todo, a iniciativa movimenta mais de 460 artistas, técnicos, produtores e profissionais que vivem em função da arte no País. Em 2018, mais de 60 mil pessoas assistiram às produções apoiadas pelo SESI-SP.

Agenda do espetáculo ‘Circo da Cuesta’

SESI Botucatu

23 e 24 de agosto

Sexta 20h e sábado 16h

 

Teatro SESI São José dos Campos

06 e 07 de setembro

Sexta e sábado 20h

Teatro SESI Itapetininga

13 e 14 de setembro

Sexta 15h e sábado 16h

Teatro SESI Franca

21 e 22 de setembro

Sábado e domingo 16h

Teatro SESI Araraquara

27 e 28 de setembro

Sexta 15h e Sábado 20h

FICHA TÉCNICA – Circo da Cuesta

Comédia circense – Duração 60 minutos.

Direção: Ronaldo Aguiar | Dramaturgia: Fernando Vasques e MiMi Tortorella | Elenco: Dael Vasques, Fernando Augusto, Fernando Vasques, Guilherme Gasperine, Marina Lino, MiMi Tortorella e Willian Novak | Direção Musical: Dael Vasques e Fernando Augusto | Culinarista: Tereza Telles | Iluminador: Osvaldo Gazotti | Cenografia e figurino: Laura Françozo | Cenotécnico: Gabriel Lino | Designer Gráfico: Otávio Henrique | Fotógrafo e Vídeo Maker: Baga Defente | Assessoria de Comunicação e Imprensa: Sérgio Viana | Produção Técnica de Circo: Celso Reeks | Produção Executiva: Cristiani Zonzini (La Stupenda Produções)

Realização – SESI-SP

Continuar Lendo
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botucatu

EMA celebra 20 anos dedicados à educação ambiental

Publicado

em

A Escola do Meio Ambiente (EMA) de Botucatu completou no último sábado, 12 de abril, seus 20 anos de dedicação à educação ambiental em Botucatu. Desde 2005a EMA tem sido um espaço dedicado à conscientização ambiental que proporciona experiências transformadoras para crianças, jovens e adultos.

Vinculado à Secretaria de Educação, a EMA se tornou referência no município, promovendo conhecimento e encantamento por meio de trilhas, atividades ao ar livre e vivências na natureza.

Localizada no Jardim Aeroporto, a Escola do Meio Ambiente está inserida em um ecótono, uma zona de transição entre dois importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica e o Cerrado. Além disso, a área abriga nascentes do Ribeirão Lavapés e a Represa Professor Jorge Jim, reforçando sua importância para a preservação dos recursos hídricos da cidade.

Para celebrar os 20 anos de educação e conscientização ambiental, foi plantado um jequitibá-branco, árvore símbolo de Botucatu, em uma cerimônia na última quarta-feira, 16 de abril.

“Nesses vinte anos, nossa missão sempre foi a de estabelecer um vínculo amoroso entre nossos visitantes e a EMA, afinal, infinito é o valor da vida. Que os próximos anos sigam sendo de encantamento, de transformação e de profunda conexão com tudo o que vive”, destacou a professora Eliana Gabriel, diretora da Escola do Meio Ambiente.

Continuar Lendo

Botucatu

Hospital do Bairro completa 100 cirurgias

Publicado

em

Marca foi alcançada nesta última terça-feira, 15

O Hospital do Bairro de Botucatu (HBB) chegou nesta terça-feira, 15 de abril, na marca de 100 cirurgias realizadas desde a reativação do hospital, no dia 10 de março. É um marco que enche Botucatu de orgulho e que promete ser ainda mais eficiente para diminuir a fila das cirurgias na cidade.

Ao todo, mais de 50 profissionais de saúde já foram devidamente capacitados e orientados para o início das operações nesse tradicional hospital do nosso município.

Depois de cerca de 15 anos fechado, o Hospital do Bairro volta a ser um importante mecanismo da saúde pública da cidade, responsável por procedimentos de baixa e média complexidade dos pacientes encaminhados pelas Unidades de Saúde.

Nesse período das 100 primeiras cirurgias, foram realizados procedimentos de urologia, dermatologia, cirurgia vascular, oftalmologia e gastrocirurgia. E o trabalho não para por aqui: agora serão iniciados os procedimentos de mais demanda e maior complexidade, como cirurgias de vesícula, hérnia e catarata.

O Hospital do Bairro reforça o compromisso com a saúde de Botucatu e segue ampliando a quantidade de cirurgias por dia e priorizando os atendimentos às maiores necessidades da população botucatuense.

Continuar Lendo

Botucatu

Sebrae-SP realiza treinamento de Agentes Locais de Inovação em Botucatu

Publicado

em

O método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação

O Sebrae-SP promoveu, na última semana, em Botucatu, o treinamento de 19 novos Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão nas regiões de Botucatu, Ourinhos e Itapeva durante os anos de 2025 e 2026. A capacitação teve duração de cinco dias e marcou o início da nova fase do programa ALI Produtividade, que será oferecido a partir de maio para micro e pequenas empresas dessas localidades.

A formação foi conduzida com base na metodologia do ALI Produtividade, que tem como foco o aumento da competitividade das empresas por meio da implementação de soluções inovadoras em processos, produtos e serviços.

De acordo com Fernando Moraes, facilitador do Sebrae-SP e representante do Escritório Regional do Sudoeste Paulista, o método oferece às empresas um caminho prático e estratégico para crescer com base na inovação. “A metodologia inclui autodiagnósticos que ajudam a reconhecer fragilidades e desafios internos, permitindo a construção de soluções personalizadas. A ideia é aumentar o faturamento, reduzir custos e implantar melhorias com foco em inovação e produtividade.”

Durante os cinco dias de atividades, os agentes foram imersos em conteúdos teóricos e práticos, além de dinâmicas voltadas ao atendimento empresarial. Para a agente Paula Roquejane, a capacitação ofereceu uma visão clara sobre o papel que os ALIs devem cumprir nos próximos meses. “Foi uma preparação intensa. Tivemos acesso ao método que será aplicado junto aos empresários e entendemos com clareza os objetivos, os prazos e os resultados esperados. Estamos prontos e comprometidos para atender com excelência.”

A analista de negócios do Sebrae-SP, Mariana Wagner Toledo Piza, que participou da condução do treinamento, destacou a qualidade técnica dos participantes e o alinhamento entre bolsistas e gestores regionais. “A capacitação proporcionou uma troca de experiências muito positiva. Foi possível observar o alto nível de engajamento dos bolsistas e a solidez do processo de seleção. Temos plena confiança no trabalho que será desenvolvido pelas equipes nos próximos meses”, explica.

O programa ALI Produtividade é uma iniciativa do Sebrae-SP e oferece às micro e pequenas empresas acompanhamento 100% subsidiado e personalizado, com duração de até seis meses, feito por um agente capacitado. A proposta é apoiar os empreendedores no diagnóstico e implementação de ações práticas de melhoria, sempre com foco no aumento da produtividade e na sustentabilidade dos negócios.

Empresas interessadas em participar poderão obter mais informações a partir de maio nas unidades do Sebrae-SP nas regiões envolvidas.

Sebrae-SP Botucatu – Rua Dr. Costa Leite, 1570 – Centro – Botucatu/SP.

Continuar Lendo

Trending

Copyright © 2021 - Cidade Botucatu - desenvolvido por F5